You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 17 de April

As viagens perdidas por falta de pessoal tripulante correspondem a 2 dias de greve por mês! Se a STCP neste momento não assegura o serviço de excelência a que os trabalhadores e os utentes se habituaram, tal apenas acontece devido à gestão protagonizada por este Conselho de Administração e pelo Governo. Artigo de Isaque Palmas.

Artigos dossier | 17 de April

Defendendo contas equilibradas - não esquecemos os custos sociais, económicos e ambientais da degradação dos transportes públicos. Por Mariana Mortágua.

Artigos dossier | 17 de April

Temos experiência suficiente para saber que os argumentos da direita portuguesa para justificar as privatizações não são válidos e que as virtudes propaladas nunca se concretizaram depois de privatizações. As empresas não se tornaram maiores e melhores e os seus clientes nunca ficaram melhor servidos. Por Moisés Ferreira.

Artigos dossier | 17 de April

Em entrevista ao Esquerda.net, o cineasta António-Pedro Vasconcelos, promotor do movimento Não TAP os Olhos, desmonta os “argumentos falaciosos” do Governo para “vender rapidamente e ao desbarato” a empresa, refere as razões pelas quais considera que a transportadora aérea portuguesa é “um instrumento estratégico fundamental” para o país e assinala que a adesão à luta contra a privatização da TAP “é quase espontânea” e “a indignação é geral”.

Artigos dossier | 17 de April

Com a contagem decrescente para o fim de mandato desde o início do ano, o Governo acelerou todos os processos de privatizações nos transportes. O objetivo é claro: entregar aos privados todo o serviço público passível de gerar lucro. Liquidação total, de preferência ao preço da uva mijona. Por Ricardo Robles e Heitor de Sousa.

Artigos dossier | 17 de April

Na qualidade de administrador do banco de investimento da CGD - Caixa BI, passaram pelas suas mãos quase todos as parcerias público-privadas ruinosas contratualizadas em Portugal nos últimos anos. Mais tarde, Sérgio Monteiro veio a renegociar para o Estado essas mesmas PPP. Enquanto Secretário de Estado esteve envolvido em várias privatizações promovidas pelo Governo: ANA, CTT, TAP e CP Carga.

Artigos dossier | 17 de April

A par do lançamento de uma petição na qual defende que “com estas PPP o Estado pagaria mais do que paga hoje, os utentes pagariam mais, os trabalhadores estariam mais precarizados e o serviço de transportes públicos continuaria a perder qualidade e fiabilidade”, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) agendou uma marcha contra a privatização destas empresas para o próximo dia 22 de abril.

Artigos dossier | 17 de April

Era uma vez uma coligação politico partidária que prosseguindo a doutrina neoliberal, na sua mais vil vontade de destruir o que é público, em entregar dividendos, recursos e mais valias a privados, não se coíbe de prejudicar utentes, trabalhadores e instituições, agindo de forma autoritária. O concurso para entrega da exploração da STCP e da Metro do Porto é exemplo disso. Artigo de Fernando Barbosa.

Artigos dossier | 17 de April

Por forma a prosseguir na sua sanha privatizadora, o Governo tem vindo a apostar na degradação dos transportes públicos, seguindo uma política de desinvestimento e desorçamentação para poder vender a preço de saldo e garantir grandes lucros para os privados. A seis meses do fim do mandato, a maioria de direita acelera todos os processos de alienação de setores estratégicos, essenciais para o desenvolvimento do país, e promove uma ofensiva brutal contra os trabalhadores. Dossier coordenado por Mariana Carneiro.

Artigo | 17 de April

Esta sexta-feira, a administração da empresa criada para absorver os créditos ‘tóxicos’ do BPN anunciou o despedimento colectivo de 49 trabalhadores, incluindo dois membros da Comissão de Trabalhadores, um delegado sindical e uma representante sindical. Deputada bloquista Mariana Mortágua exige "resposta imediata do Governo porque o Estado não pode ser o mais cruel dos patrões".

Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

O recente encontro de António Costa com Manuel Valls foi um momento repleto de simbolismo, por várias razões.

Artigo | 17 de April

“O número insuportável de vidas perdidas no mar só crescerá se a União Europeia não agir agora para garantir as operações de busca e resgate no Mediterrâneo”, afirmou a Human Rights Watch (HRW). Por Sean Buchanan, da IPS

Artigo | 17 de April

No documento apresentado esta quinta-feira, o Bloco defende medidas como a convergência das pensões mais baixas com o salário mínimo e a reversão de todos os cortes nas pensões impostos pelo governo. Na área da Saúde, os bloquistas querem garantir o acesso ao médico de família, aumentar a oferta de urgências básicas e do número de camas de internamento. “Um país que se respeita é um país que respeita quem trabalhou toda uma vida”, defendeu Catarina Martins.

Artigo | 17 de April

O ano comum é essencial para os estudantes de medicina obterem experiência na prática médica, trabalharem em algumas especialidades e porem em prática algumas técnicas que não constam nos manuais o que contribui para um melhor ensino. Então porque é que querem acabar com o ano comum? Por Tomás Nunes.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

Embora alguns estudos identifiquem e até contabilizem os benefícios de um curso universitário em Portugal, o aumento do desemprego, em particular do desemprego jovem (35%), atingindo muitos licenciados, facilitou que se instalasse alguma dúvida. É melhor estudar ou emigrar? O custo vale o benefício?

Artigo | 17 de April

Durante o debate quinzenal com o primeiro-ministro, a porta voz do Bloco afirmou que o Governo, “cada vez que faz uma promessa às empresas, faz uma ameaça a quem vive do trabalho”. “Nos bolsos das pessoas, no que conta no respeito pela dignidade de quem trabalhou toda uma vida, o seu executivo só tem uma resposta: cortar”, frisou Catarina Martins.

Vídeo Esquerda | 17 de April

Marisa Matias comenta o anúncio do Governo de novos cortes nas pensões e austeridade reforçada para os próximos anos.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de April

Os cenários das alterações climáticas mais conservadores apontam para uma subida, no mínimo, de 2ºC de temperatura a nível global. Os verões quentes e secos e invernos frios e húmidos serão muito afetados pelas alterações climáticas na região do Mediterrâneo.

Pages