Artigo | 31 de March

A polémica isenção do pagamento de taxas urbanísticas tinha motivado grande oposição na Assembleia Municipal de Lisboa. O Grupo Municipal do Bloco reafirma que a prioridade deve ser mobilizar recursos para responder à crise social em vez de os desperdiçar em isenções a actividades lucrativas.

Artigo | 31 de March

Os associados do Sindicato de Pessoal de Voo da Aviação Civil decidiram em referendo abandonar a central sindical. A decisão foi apoiada por 84% dos votantes.

Artigo | 30 de March

Sem revisores nos comboios nem funcionários nas bilheteiras, a greve agendada para os dias 2 e 6 de abril vai provocar “fortes perturbações na circulação de comboios” na Páscoa, admite a CP.

Artigo | 29 de March

Foram apresentadas sete propostas não-vinculativas para a compra do banco. Chineses lideram a corrida, com a Fosun em melhor posição para superar a concorrência. Os possíveis compradores recusam assumir o risco de litigância, que deverá ficar no BES, ou seja, no Estado português.

Artigo | 28 de March

O Observatório sobre Crises e Alternativas estima em 24,7% o desemprego "real" para 2014, contra os 13,5% oficiais, avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Se for tido em conta o subemprego, a percentagem sobe para 29,1%.

Artigo | 28 de March

No dia 27 de março de 1968, morreu Yuri Gagarin num acidente aeronáutico perto da pista do centro de treino de astronautas, chamado “Cidade das Estrelas”, a nordeste de Moscovo. Gagarin foi o primeiro homem a viajar no espaço. Por António José André.

Artigo | 27 de March

A greve de dois dias dos trabalhadores da vigilância privada, que decorreu quinta e sexta-feira, 26 e 27 de março, teve grande adesão, segundo o sindicato. Os trabalhadores lutam pelo contrato coletivo e combatem os cortes, nomeadamente no pagamento do trabalho extraordinário.

Artigo | 26 de March

Um deles é o deputado municipal João Camargo, do Bloco de Esquerda, que apenas exercia as suas funções de fiscalizar a atuação da polícia, em mais um dia de demolições. Polícia de choque impede acesso ao bairro.

Artigo | 25 de March

Mário Nogueira diz que estamos a assistir ao "funeral" de uma prova que "apenas serve para satisfazer a obstinação de um ministro". E acusa Nuno Crato de má gestão dos recursos públicos, ao dispersar os poucos professores que fizeram a prova por várias escolas.

Artigo | 24 de March

O poeta morreu esta segunda-feira aos 84 anos, na sua casa, em Cascais. As causas da morte são ainda desconhecidas. Considerado o maior poeta português da segunda metade do século XX, Herberto Helder sempre declinou qualquer título, prémio ou honraria.

Artigo | 24 de March

Mediante a perseguição ao ativista angolano e o início do seu julgamento em Angola, Bárbara Bulhosa, responsável da editora Tinta da China, disponibiliza o livro “Diamantes de Sangue” em formato digital “para que todos possam lê-lo e perceber o que está na base de um processo que pode vir a colocar o autor atrás das grades”.

Artigo | 23 de March

Ao longo de 25 anos, os bancos receberam diretamente três quartos da despesa do Estado em habitação. Foram mais de sete mil milhões, pagos como bonificação dos juros do crédito à compra de casa. Um retrato do poder dos bancos. Artigo de Jorge Costa.

Artigo | 23 de March

Os trabalhadores da Efacec, localizada em Leça do Balio, Matosinhos, voltaram a manifestar-se esta segunda-feira à porta da empresa para reivindicar aumentos salariais. Comissão de Trabalhadores admite novas formas de luta caso a administração não atenda às exigências.

Artigo | 22 de March

Como a rede, promessa de comunicação livre e sem intermediários, pode converter-se no contrário: mecanismo de controle social em massa e de redução dos cidadãos a mercadorias. Por Manuel Castells.

Artigo | 20 de March

Estatística do Eurostat mostra que no último trimestre de 2014 os custos laborais em Portugal tiveram uma queda de 8,8%, a maior de toda a UE. Entre 2008 e 2013, a queda dos custos laborais foi de 5,1% em Portugal; no mesmo período, cresceram na Alemanha 12,2% e na Holanda aumentaram 11,7%.

Artigo | 20 de March

Deputada do Bloco de Esquerda confronta o ex-presidente do BES com os números do BESI e mostra que o banco “andou seis anos a pedir dinheiro emprestado para um grupo falido. E nós ainda não conseguimos entender porquê”.

Artigo | 18 de March

Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Observatório Europeu sobre Sistemas de Saúde, as taxas moderadoras reintroduzem certificados de pobreza e comprometem a universalidade do Serviço Nacional de Saúde. Autores sublinham ainda a sua preocupação face à deterioração das condições de trabalho no SNS.

Artigo | 17 de March

Centenas de pessoas protestaram, em Lisboa, contra a nova lei da renda apoiada e os brutais aumentos que ela provoca. Deputada Helena Pinto diz que a lei é “profundamente injusta”, “facilita os despejos” e que é preciso alterá-la, sendo a “luta dos moradores” a “principal motivação para que isso aconteça”.

Artigo | 17 de March

Em defesa do seu contrato coletivo, os trabalhadores da vigilância privada convocaram greve nacional para os dias 26 e 27 de março e concentrações para a próxima sexta-feira, 20 de março.

Artigo | 17 de March

A Câmara de Espinho ordenou o despejo de uma família composta por uma mãe solteira e duas filhas menores, que têm como único rendimento o RSI. As forças policiais carregaram sobre os habitantes do bairro social que se manifestavam contra o despejo. Bloco questiona Governo e Câmara.