You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de July

Palácio de grandes dimensões, em Fátima, construída há 20 anos e nunca habitada, ganhará vida a 8 de agosto com o projeto Ocupação #1, dinamizado por 50 artistas.

Artigo | 26 de July

Para Mário Dionísio, a cultura e a unidade eram alicerces fundamentais no processo de construção de uma sociedade democrática. E talvez por isso, tenha lutado contra moinhos, contra o vento. A exposição sobre a sua vida e obra está patente na Casa da Achada até ao próximo dia 28 de Setembro. Por Pedro Ferreira.

Artigo | 26 de July

Oito décadas depois, o romance de Huxley ganha nova atualidade, ao alertar que sociedades de controlo podem apoiar-se, além da repressão, na tecnologia e culto do “progresso”. Artigo de Ignacio Ramonet.

Artigo | 20 de July

No dia 17 de julho de 1790, morreu Adam Smith, filósofo e economista britânico (nascido na Escócia), conhecido pelas teses do "Laissez faire", que percorreram os trabalhos de David Ricardo, Karl Marx, John Keynes e Milton Friedman. Por António José André.

Artigo | 13 de July

No dia 13 de julho de 1954, morreu Frida Kahlo, grande pintora mexicana e uma das maiores pintoras do século XX. Comunista e revolucionária, ela foi criadora da sua própria personagem e tema da sua obra. Por António José André.

Artigo | 7 de July

Na cerimónia de entrega do Prémio Camões 2015, Hélia Correia afirmou, a encerrar o seu discurso: "Quero dedicar este prémio à Grécia, sem a qual não teríamos nada. Viva a Grécia".

Artigo | 7 de July

Numa Europa suspensa das decisões da banca e das indústrias financeiras assistimos à vitória da enunciação de uma palavra que a maior parte de nós não conhecia. Essa palavra é “oxi”: NÃO.

Artigo | 5 de July

Embora fosse completamente alheio às ideias socialistas, Charles Dickens era um dos autores favoritos de Marx. O seu romance Tempos difíceis, publicado em 1854, contém uma expressão excecionalmente articulada da crítica romântica à sociedade industrial. Artigo de Michael Löwy.

Artigo | 5 de July

Até 2 de agosto, a Cordoaria Nacional será a casa de uma exposição singular e inesquecível: Génesis, de Sebastião Salgado. Dedicada aos últimos redutos naturais e humanos de um planeta ameaçado, esta exposição é composta por mais de duas centenas de fotografias, resultantes das viagens realizadas pelo reputado fotógrafo brasileiro, entre 2004 e 2012, por 32 regiões remotas e, por vezes, inóspitas. Artigo de Sofia Roque na revista Vírus.