You are here

Pesquisar

Artigo | 20 de December

Nelson Barbosa, mais ligado a Dilma e a Lula, assume o Ministério da Fazenda (Finanças) no lugar de Joaquim Levy. Novo ministro afirma que “ajuste fiscal” (austeridade) e recuperação do crescimento têm de andar juntas, uma quadratura do círculo que não explica como será feita. Mudança ministerial ocorre quando o movimento pró-afastamento de Dilma enfrenta dificuldades.  

Artigo | 25 de November

O jornal La Nación de dia 23 comparou as ações da resistência armada à ditadura militar com os recentes atentados em Paris e defendeu a revisão de penas aos ditadores e torcionários do regime militar de 1976-83. Em assembleia considerada histórica, jornalistas repudiaram a posição “da empresa, não dos jornalistas” e posaram em foto deixando bem claro o seu repúdio. Por Luis Leiria.

Artigo | 19 de November

Luís Leiria explains what has happened in Portugal since the elections on October 4th and what are going to be the next political events.

Artigo | 18 de November

Já há 38 escolas no estado de S.Paulo ocupadas pelos alunos que contestam o plano promovido pelo governador Geraldo Alckmin de encerrar 94 escolas e transferir mais de 300 mil jovens. Movimento é apoiado por pais e professores. Por Luís Leiria.

Artigo | 14 de November

Sabia que o atual líder do EI já esteve detido num campo de prisioneiros dos Estados Unidos? E que o território do EI equivale ao do Reino Unido? E que quem salvou milhares de yazidis de serem massacrados pelo EI foi uma organização considerada terrorista por Washington? Veja mais nas perguntas e respostas que se seguem. Artigo publicado no dossier do Esquerda.net Estado Islâmico: o que é, quem o financia, o que pretende?, de setembro de 2014.

Artigo | 6 de November

Ninguém conhece um só nome que tenha feito parte da “Comissão Especializada”, nem o texto do relatório que ela produziu e que teria dado base às alterações do regime especial de invalidez. Por duas vezes o Bloco de Esquerda pediu ao governo a lista dos nomes dos dez “especialistas” – que determinaram que a pensão só deve ser atribuída a quem tenha um prognóstico de morte em 3 anos –, mas não obteve resposta. Não teve mais sucesso quando requereu cópia do relatório.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de October

A obsessão de atacar os mais fracos chegou ao impensável: o alvo de última hora são os pacientes de doenças crónicas e incuráveis.

Artigos dossier | 21 de October

Considera-se um “kamikaze angolano” com uma missão: enfrentar o regime ditatorial do presidente José Eduardo dos Santos. Para isso, usa a sua música e aposta na mobilização da juventude angolana. Preso, com outras 14 pessoas, sob a acusação absurda de preparar um golpe de Estado, usou a greve de fome para obter o direito de aguardar o julgamento em liberdade. Aconteça o que acontecer, ele já é um herói do povo angolano. Esta é a sua história. Por Luis Leiria.

Artigo | 17 de September

Governo da presidente Dilma Rousseff anunciou uma nova e extensa lista de cortes no Orçamento de 2016 no valor de 26 mil milhões de reais (cerca de 6 mil milhões de euros). No dia anterior, recebera um ultimato de um jornal que fez de porta-voz do sistema financeiro.

Artigos Opinião Esquerda | 15 de September

Um dos mais ilustres representantes da família política de António Costa foi quem mais nacionalizações fez: François Mitterrand.

Artigo | 3 de September

A ideia que António Costa tem de bom acolhimento e de integração dos refugiados em Portugal é pô-los a limpar as florestas. Segundo o candidato a primeiro-ministro do PS, os refugiados estão "habituados a trabalho agrícola" e têm "capacidade de trabalhar na floresta"; portanto "temos aqui uma grande oportunidade". 

Artigo | 26 de August

Presidente do PSDB foi mencionado em sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o escândalo da Petrobras por um empresário que se encontra preso e ficou famoso por tentar implicar Dilma Rousseff e Lula da Sillva com corrupção na véspera das últimas eleições. Ao contrário do que aconteceu então, desta vez os média mainstream minimizaram a denúncia.

Artigo | 17 de August

Manifestações foram menores que em março mas superiores às de abril. Aécio Neves participou pela 1ª vez e discursou contra o governo. Sondagens mostram participação massiva da classe média e média alta.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de July

O garrote em torno da Grécia não vai afrouxar, porque o objetivo da troika é destruir qualquer vestígio do que representou a vitória do Syriza nas eleições.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de June

Os comentadores do costume já acertaram o discurso para combater o governo grego. Disfarçam o pavor que nutrem pela democracia e acusam Tsipras de não saber decidir.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de June

Como se já não bastasse sofrerem de enfermidades incapacitantes e incuráveis, os doentes ainda têm de suportar os ataques cobardes do ministro.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de June

Na hora em que a corda é esticada ao máximo, a direita portuguesa redobra os ataques ao governo grego, com a ajuda de altos dirigentes do PS.

Artigo | 12 de June

É uma descida aos infernos. Há muito menos funcionários a atender, e há mais pessoas a reformarem-se – mesmo com penalizações, é melhor que simplesmente ficar desempregado sem qualquer subsídio. O que se segue é o relato da minha extenuante jornada nesta sexta-feira, na dupla condição de pensionista por invalidez parcial devido à Doença de Parkinson, e jornalista do Esquerda.net. Por Luis Leiria.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de May

Uma maioria absoluta com 36,9% dos votos; uma derrota catastrófica com um ganho de quase 3 milhões de votos. É isto que dá ter círculos uninominais, sistema que tanto PSD quanto PS defendem para Portugal.

Artigo | 25 de March

O desconhecido Grupo Khorasan, com atuação na Síria, foi apontado pelos EUA como sendo pior que o Estado Islâmico e tendo maior capacidade de ameaçar a segurança dos cidadãos norte-americanos. Mas, da mesma forma abrupta com que irrompeu nos noticiários, a menção ao grupo de “endurecidos terroristas” evaporou-se. 

Pages