You are here

Pesquisar

Artigo | 14 de November

Sabia que o atual líder do EI já esteve detido num campo de prisioneiros dos Estados Unidos? E que o território do EI equivale ao do Reino Unido? E que quem salvou milhares de yazidis de serem massacrados pelo EI foi uma organização considerada terrorista por Washington? Veja mais nas perguntas e respostas que se seguem. Artigo publicado no dossier do Esquerda.net Estado Islâmico: o que é, quem o financia, o que pretende?, de setembro de 2014.

Artigo | 14 de November

A apresentação da candidatura presidencial de Marisa Matias, agendada para este sábado no Porto, deu lugar a uma sessão de solidariedade para com as vítimas dos ataques terroristas de Paris. A candidata defendeu uma resposta que passe pela humanidade e não por um discurso xenófobo, de medo, sobre refugiados e Schengen. Catarina Martins disse, por sua vez, que as vítimas de ontem em Paris são as do mesmo terror que as dos atentados em Beirute e as dos ataques aos refugiados em Calais.

Breves | 14 de November
A loja Intimissimi da Rua Augusta, em Lisboa, deitou ao lixo vários currículos. Os documentos, que foram confiados à empresa para seu uso exclusivo e que contêm dados pessoais e confidenciais cedidos para efeito de candidatura a um emprego, ficaram expostos a quem quer que passe na rua. A Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis considera que este é um “grave exemplo do abuso sobre os desempregados”.
Foto do dia | 14 de November
Breves | 14 de November
A iniciativa lançada por Jean-Luc Mélenchon, Yanis Varoufakis e Oskar Lafontaine para debater o futuro do euro e do projeto europeu, bem como a política da esquerda para as dívidas públicas e o comércio internacional, que contava com a participação da deputada bloquista Mariana Mortágua, foi cancelada face aos atentados de sexta-feira à noite em Paris.
Artigo | 14 de November

Maior desastre ecológico brasileiro causado pela Samarco poderia ter sido evitado. Ocorreu quando o Governo decide baixar os parâmetros de concessões ambientais em “empreendimentos estratégicos”.

Breves | 14 de November
Poucas horas após os atentados que tiveram lugar em Paris, deflagrou um intenso incêndio num acampamento de refugiados em Calais. "O fogo não está relacionado com os acontecimentos de Paris porque é um incêndio elétrico", afirmou o vice presidente de Pas-de-Calais, Régis Elbez, em declarações ao 'La voix du nord'. "2.500 metros foram afetados por um incêndio na 'selva'". Não existem feridos nem mortos e o fogo está controlado", acrescentou.
Artigo | 14 de November

Marisa Matias reagiu aos atentados de Paris, expressando o seu pesar para com as vítimas deste “horror” e sublinhando que “o caminho nunca se fez pelo ódio”. Na sequência destes ataques, dos que ocorreram em Beirute, e do incêndio no campo de refugiados em Calais, a sessão da apresentação da sua candidatura presidencial no Porto, marcada para este sábado, dará lugar a uma sessão de solidariedade para com as vítimas.

Breves | 14 de November
Após os atentados múltiplos que lançaram o caos no coração de Paris, o Centro de Segurança da rede social Facebook tem sido utilizado por aqueles que têm pessoas conhecidas na área de Paris e querem saber se estas se encontram em segurança.
Artigo | 14 de November

O ex-juiz do Tribunal Constitucional Paulo Mota Pinto critica Pedro Passos Coelho por avançar com uma “proposta irrealista” que, portanto, não passa de um “mero argumento na luta político-partidária”

Artigo | 14 de November

A porta-voz do Bloco Catarina Martins e o líder parlamentar Pedro Filipe Soares reagiram aos ataques de Paris, prestando a sua solidariedade para com a França. Segundo os dirigentes bloquistas, a “consternação tem de ser ultrapassada pela solidariedade, não pela vingança”. Também a candidata presidencial Marisa Matias sublinhou que é preciso perceber "as causas e razões destes atentados" e trabalhar para “acabar com o terrorismo".

Artigos Opinião Esquerda | 14 de November

Não contemporizar com ultrapassagens aos limites de Cavaco é a mais urgente das seguranças aos acordos à esquerda, firmados no Parlamento. A pretensa estabilidade exigida começa logo aí, a estabilidade constitucional.

Artigo | 14 de November

Marisa Matias recordou, em Coimbra, a Constituição e as funções do Presidente da República. Acusou Cavaco Silva de sabotar uma decisão que resulta da vontade popular e de querer passar de um regime semi-parlamentar para um super-presidencial. Catarina Martins esclareceu que "o governo já não é governo" e que apelo de Passos Coelho para a revisão constitucional é “desespero puro”.

Artigo | 14 de November

Marisa Matias, the presidential candidate supported by Left Bloc, interviewed by David Angel about her candidacy and perspectives on the governmental outcome