You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de October

Com a repressão sobre os media e a oposição curda, aumentam os receios de que em caso de maioria absoluta para o partido do presidente Erdogan este domingo, ele possa avançar para um regime presidencialista autoritário. Artigo de Patrick Cockburn, na Turquia.

Artigo | 30 de October

Face a uma ONU inábil no processo de descolonização do Sahara Ocidental, o discurso do Presidente da República, Mohamed Abdelaziz foi por demais emotivo “o povo Saharaui merece viver livre e independente em paz e segurança”. Por Né Eme.

Artigo | 29 de October

Num artigo de opinião publicado no Expresso, Rafael Marques afirma que a “luta pela liberdade de expressão em Angola passa pela monitorização, investigação e denúncia das arbitrariedades do poder judicial” e sublinha que “José Eduardo dos Santos passará a figurar nos livros de História como o ditador que acusou 17 ‘miúdos’ de tentativa de golpe de Estado contra a sua pessoa por meio da queima de pneus”. 

Artigo | 29 de October

Um projeto de investigação sobre a segregação socioeconómica em 13 grandes cidades europeias - Amesterdão, Budapeste, Viena, Estocolmo, Oslo, Londres, Vilnius, Tallinn, Praga, Madrid, Milão, Atenas e Riga - assinala que o fosso entre ricos e pobres está a aumentar consideravelmente.

Artigo | 28 de October

A Áustria decidiu construir mais uma cerca na fronteira com a Eslovénia para travar a entrada de refugiados e imigrantes. Note-se que tanto Áustria como Eslovénia pertencem à União Europeia.

Artigo | 28 de October

“A República Checa é a única a submeter rotineiramente migrantes e refugiados à detenção durante 40 dias, e diz-se que às vezes por mais tempo, até 90 dias, em condições qualificadas de degradantes”, denunciou o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos. Por Thalif Deen, da IPS.

Artigo | 27 de October

O jornalista angolano e ativista dos direitos humanos Rafael Marques reuniu esta terça-feira com o Bloco de Esquerda e revelou aos jornalistas o texto da acusação sobre os ativistas presos. Catarina Martins apelou a que os olhos do mundo não se desviem de Angola enquanto não forem libertados os jovens detidos por lerem um livro.

Artigo | 27 de October

Os republicanos irlandeses devem anunciar esta semana um acordo com outras forças e independentes a partir da plataforma política Right2Change, que junta sindicatos e movimentos contra a austeridade.

Artigo | 27 de October

O ativista angolano decidiu terminar a greve de fome ao fim de 36 dias e numa carta dirigida aos companheiros de prisão diz esperar que “os responsáveis do nosso País também parem a sua greve humanitária e de justiça”. 

Artigo | 26 de October

No discurso inaugural de Carme Forcadell, a nova presidente da Assembleia defendeu que o órgão deixe de ser um parlamento regional para tornar-se nacional e com plenas competências.

Artigo | 26 de October

Pela primeira vez desde o restabelecimento da democracia no país, a eleição presidencial será disputada na segunda volta. Artigo publicado em Opera Mundi

Artigo | 25 de October

O presidente francês fez uma visita oficial a Atenas ao mesmo tempo dos representantes dos credores que fazem a avaliação do memorando. E pôs-se ao lado do governo grego na defesa das famílias com dívidas aos bancos e na necessidade da renegociação da dívida. Em França, a esquerda acusa Hollande de ter ido ajudar as suas empresas na pilhagem da Grécia.

Artigo | 25 de October

Ativista, que se mostra "comovido" com apoio internacional, recusa qualquer tratamento de exceção e afirma-se preocupado com a falta de resposta dos juízes. Esposa de Luaty escreve carta “ao herói da sua vida", na qual apela ao marido para que ponha fim à greve de fome.

Artigo | 25 de October

A propósito do caso dos presos políticos, diretor do Jornal de Angola lança críticas a vários responsáveis e deputados do Bloco e destaca que “a ingerência desabrida que Portugal faz nos assuntos da soberania de Angola está a ultrapassar todos os limites”.

Artigo | 25 de October

Ex-primeiro ministro britânico lamenta o facto de as informações dos serviços secretos que sustentaram a decisão de invadir o Iraque em 2003 serem falsas, e admitiu que existiram erros no planeamento da operação. Blair reconhece ainda que invasão do Iraque em 2003 poderá ser a principal causa do surgimento do Estado Islâmico.

Artigo | 24 de October

Jornalista e ativista angolano saudou o facto de em Portugal, onde os angolanos “compraram os meios de comunicação social e os meios políticos, e esperavam que a sociedade se mantivesse silenciosa”, se ter formado “uma onda de solidariedade extremamente importante”, em relação a Luaty Beirão e aos seus companheiros detidos em Angola.

Artigo | 24 de October

Reportagem investiga ponto cego da globalização: os tribunais paralelos em que corporações processam Estados, quando estes ousam ampliar direitos e questionar lógica do lucro máximo. Por Claire Provost e Matt Kennard.

Artigo | 23 de October

Os tratados de comércio e investimento tecem um emaranhado jurídico que protege os interesses das multinacionais em detrimento das sociedades onde operam. Os exemplos em vigor na América Central são bem a prova disso. Artigo de Liliane Spendeler, da ONG Amigos da Terra/Espanha.

Artigo | 23 de October

O inquérito às declarações do antigo ministro das Finanças sobre a criação de uma moeda paralela através da base de dados dos contribuintes, em caso de rotura com o euro, foi arquivado por falta de provas.

Artigo | 22 de October

Num momento em que a extrema-direita avança na Europa, o primeiro-ministro de Israel disse que o Holocausto não foi produto de forças europeias, como o fascismo e Hitler. É o árabe, o muçulmano quem é culpado. Por Kevin Ovenden.

Pages