Artigo | 24 de October

Jornalista e ativista angolano saudou o facto de em Portugal, onde os angolanos “compraram os meios de comunicação social e os meios políticos, e esperavam que a sociedade se mantivesse silenciosa”, se ter formado “uma onda de solidariedade extremamente importante”, em relação a Luaty Beirão e aos seus companheiros detidos em Angola.

Artigo | 24 de October

Reportagem investiga ponto cego da globalização: os tribunais paralelos em que corporações processam Estados, quando estes ousam ampliar direitos e questionar lógica do lucro máximo. Por Claire Provost e Matt Kennard.

Artigo | 24 de October

A iniciativa, que contou com a participação de cerca de uma centena de pessoas, foi promovida por várias organizações, como a Amnistia Internacional, a Ordem dos Advogados, a associação Olho Vivo, a SOS Racismo e a Solidariedade Emigrante e pessoas a título particular.

Breves | 24 de October
Trabalhadores da fábrica de iPhones em Xangai, do Grupo Pegatron, são pagos a menos de dois dólares à hora, trabalhando dez horas e meia por dia, a que se somam mais de duas horas extra obrigatórias, sem terem quase tempo para comer. Acresce que, tal como pôde comprovar um investigador da CLW que se infiltrou como empregado na Pegatron, os trabalhadores manuseiam produtos perigosos sem as devidas precauções e vivem em condições totalmente insalubres.
Vídeo Esquerda | 24 de October

O documentário “Praxis”, do realizador Bruno Moraes Cabral, foi premiado em 2011 no Doclisboa, tendo servido de ponto de partida para o debate sobre as praxes em várias universidades nos últimos anos.

Artigo | 24 de October

O Instituto Europeu de Patentes (IEP) concedeu à gigante suíça, especializada em produtos químicos e sementes, uma patente que abrange a planta convencional e os seus usos “como um produto fresco, produto fresco cortado, ou para processamento, como por exemplo, a conservação em lata”.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de October

Estas eleições, em duas semanas, fizeram mais pela percepção do nosso sistema eleitoral democrático do que quatro décadas de democracia.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de October

Torna-se importante assegurar que no futuro não se eleja como Presidente da República alguém que faça gala da sua inimputabilidade política, permitindo-se à irresponsabilidade do exercício das suas competências na aceção popular do termo.

Artigo | 24 de October

Catarina Martins afirmou que os dados divulgados pela Direção-geral do Orçamento mostram que a tão propalada 'devolução' da sobretaxa de IRS será muito inferior à anunciada. Porta voz do Bloco sublinhou ainda que a eleição de Ferro Rodrigues para presidir à Assembleia da República "prova a instabilidade" de um governo PSD/CDS.

Breves | 24 de October
Segundo a síntese da execução orçamental, da autoria da Direção-Geral do Orçamento (DGO), os credores internacionais cobraram ao país, entre janeiro e setembro de 2015, 1.678,5 milhões de euros em juros e comissões pelo empréstimo concedido ao abrigo do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF), o que implica um aumento de 92,3 milhões (5,8%) face ao mesmo período do ano passado.
Artigo | 24 de October

A história da sua vida é emblemática - da expropriação dos inventores pelos grandes grupos capitalistas e da exploração das suas descobertas com fins opostos aos seus objetivos iniciais. Cento e dois anos depois da morte deste grande inventor, o escândalo dos veículos Diesel da Volkswagen inscreve-se na linha da mesma impostura. Artigo de Jean Batou.

Artigos Opinião Esquerda | 24 de October

É difícil a nossa a nossa tarefa diplomática, mas há limites para tudo. E um que nunca, jamais, em tempo algum se poderá ultrapassar, é o de deixar morrer um homem sem que, pelo menos, tentemos salvá-lo.