Artigo | 11 de September

O militante brasileiro Waldo Mermelstein vivia no Chile e foi testemunha do processo revolucionário e do golpe que vitimou milhares de pessoas e impôs o modelo precursor do neoliberalismo. Quarenta e dois anos depois republicamos este artigo de 2011.

Artigo | 11 de September

Assembleia Geral da ONU aprovou esta quinta-feira uma resolução que permite hastear bandeiras de estados observadores na sede das Nações Unidas. O documento foi aprovado com 119 votos a favor, oito contra e 45 abstenções. Estados Unidos e Israel opuseram-se, enquanto França, Rússia e China votaram a favor. Portugal absteve-se.

Artigo | 11 de September

Partido Democrático do Povo (HDP) apela à solidariedade e apoio internacional para garantir um cessar-fogo imediato e o início de negociações de paz. O partido de esquerda pró-curdo reclama ainda "a implementação de medidas concretas contra as ações violentas e anti-democráticas do Estado turco contra o seu próprio povo".

Artigo | 11 de September

As imagens de vídeo divulgadas esta sexta-feira mostram a forma como os refugiados estão a ser tratados no campo de Roszke, perto da fronteira com a Sérvia. Cerca de 150 pessoas, entre as quais inúmeras crianças, estão a ser alimentadas "como animais num curral". Polícia húngara usa capacetes e máscaras. Veja aqui o vídeo filmado às escondidas por voluntários austríacos.

Artigo | 11 de September

A tragédia de Iguala é, hoje, um terreno onde a memória e o esquecimento lutam pelo seu lugar na história mexicana. O relatório agora divulgado é um ponto a favor da luta pela memória. Um passo adiante na busca pela verdade e a justiça. Luis Hernández Navarro, para o diário La Jornada, do México.