Artigo | 14 de September

O que pode ter em comum o novo chefe do velho partido fundado pelos sindicatos britânicos com uma formação nascida há apenas um ano e meio em Espanha? Basicamente uma coisa: o falhanço do social-liberalismo da Terceira Via. Artigo de Pablo Iglesias, publicado no Guardian.

Artigo | 14 de September

O Tribunal de Cabinda condenou esta segunda-feira o ativista José Marcos Mavungo a seis anos de prisão efetiva pela alegada prática de rebelião contra o Estado angolano. “Não temos tribunais independentes”, diz a defesa. A eurodeputada Marisa Matias garante que vai continuar a denunciar os atropelos aos direitos humanos.

Artigo | 14 de September

A candidatura do Bloco de Esquerda nos Açores lamentou que o debate televisivo marcado para o dia 19 na RTP/Açores tenha sido cancelado. PS, PSD e CDS/PPM não responderam ao convite da estação.

Artigo | 14 de September

Governo tinha anunciado uma poupança de 7.350 milhões de euros devido à renegociação das PPP rodoviárias; mas apenas foram efetivamente garantidos cerca de 760 milhões de euros de redução. Contratos que suscitaram dúvidas ao Tribunal de Contas e foram devolvidos não voltaram a dar entrada.

Artigo | 14 de September

Pedro Filipe Soares acusou Miguel Albuquerque de ser "tão responsável" pela situação como o seu antecessor. Paulino Ascenção, cabeça de lista do Bloco no círculo da Madeira, questionou "Porque é que Passos, Portas e Costa ficam fora dos cartazes?".

Artigo | 14 de September

Estamos perante um momento de hecatombe do subsistema de ensino artístico. Por Rui Nabais, professor do ensino artístico.

Fotogalerias | 14 de September
Fotogaleria de Paulete Matos.
Foto do dia | 14 de September
Artigo | 14 de September

O Bloco de Esquerda trouxe a arte urbana à pré-campanha para afirmar a solidariedade com os refugiados de guerra. Catarina Martins defendeu a abertura de corredores humanitários e diz que o fecho de fronteiras “é o oposto do que precisamos”.

Artigo | 14 de September

Segundo a UNICEF, há um aumento de 75% em relação ao registado em 2014."As crianças não acompanhadas são o grupo mais vulnerável de todos os refugiados. É preciso estabelecer um programa de reunificação familiar com urgência".

Artigo | 14 de September

No dia 14 de setembro de 1925, houve uma primeira exposição surrealista, em Paris. Max Ernst, Pablo Picasso, André Breton, Joan Miró, Man Ray, Marcel Duchamp, Salvador Dali e outros revelaram ao público uma pintura fortemente inspirada nos desenvolvimentos da psicanálise. Por António José André.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de September

As ironias da história nunca deixam de nos surpreender. Seja qual for o critério que usarmos, Jeremy Corbyn é o líder mais esquerdista de toda a história do Partido Trabalhista.

Vídeo Esquerda | 14 de September

A liberdade de escolher foi sempre conquistada. Quando nos dizem que não há alternativas, temos de conquistar o nosso voto, vencer o desânimo e a chantagem e escolher sem medo.