Artigo | 11 de September

No debate entre Catarina Martins e Pedro Passos Coelho, que decorreu esta sexta-feira à noite na RTP Informação, a porta-voz bloquista acusou a coligação de sujeitar o país ao "gangsterismo financeiro" e salientou que a proposta de plafonamento de pensões beneficia quem mais ganha e endivida o país.

Vídeo Esquerda | 11 de September

Reportagem do esquerda.net sobre a luta contra a privatização de empresas públicas.

Artigo | 11 de September

No primeiro dia da campanha oficial, o Bloco vai juntar-se em Paris com emigrantes portugueses que deixaram o país nos últimos anos com destino a vários países europeus.

Artigo | 11 de September

António Chora, da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, defende que o combate do Bloco tem de ser exatamente contra isto. O professor de direito Jorge Leite denuncia que o governo “mandou a alma do direito do trabalho para o inferno”, e Mariana Aiveca defende o regresso das 35 horas.

Artigo | 11 de September

O militante brasileiro Waldo Mermelstein vivia no Chile e foi testemunha do processo revolucionário e do golpe que vitimou milhares de pessoas e impôs o modelo precursor do neoliberalismo. Quarenta e dois anos depois republicamos este artigo de 2011.

Breves | 11 de September
O ator que interpretou o papel de Harry Potter afirma-se impressionado com a “sinceridade” do candidato à liderança do Partido Trabalhista britânico. “É incrível. É tão bom ter pessoas animadas com alguém. Parece ser por estarem animadas com a sinceridade. Acho que todos nós, de repente, percebemos que estamos tão acostumados aos políticos mentirosos”, avançou Radcliffe.
Breves | 11 de September
Após o segundo dia de interrogatório a Miguel Macedo, a Procuradoria Geral da República anunciou que o ex-ministro da Administração Interna, "indiciado por factos suscetíveis de integrarem os crimes de prevaricação e de tráfico de influências", ficou sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.
Fotogalerias | 11 de September
Fotogaleria de Paulete Matos.
Artigo | 11 de September

Assembleia Geral da ONU aprovou esta quinta-feira uma resolução que permite hastear bandeiras de estados observadores na sede das Nações Unidas. O documento foi aprovado com 119 votos a favor, oito contra e 45 abstenções. Estados Unidos e Israel opuseram-se, enquanto França, Rússia e China votaram a favor. Portugal absteve-se.

Artigo | 11 de September

Catarina Martins participou num encontro com sindicalistas e ativistas laborais em Lisboa e acusou o governo de adiar para depois das eleições o “gigantesco buraco” da resolução do BES, com o adiamento do fracassado processo de venda.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Deixem-me fazer-vos uma pergunta: face ao estado a que os sucessivos governos do centro e da direita conduziram o país que está aqui no nosso distrito, faz algum sentido manter a representação de Coimbra no parlamento como um exclusivo de PS, PSD e CDS?

Artigo | 11 de September

Partido Democrático do Povo (HDP) apela à solidariedade e apoio internacional para garantir um cessar-fogo imediato e o início de negociações de paz. O partido de esquerda pró-curdo reclama ainda "a implementação de medidas concretas contra as ações violentas e anti-democráticas do Estado turco contra o seu próprio povo".

Foto do dia | 11 de September
Artigo | 11 de September

As imagens de vídeo divulgadas esta sexta-feira mostram a forma como os refugiados estão a ser tratados no campo de Roszke, perto da fronteira com a Sérvia. Cerca de 150 pessoas, entre as quais inúmeras crianças, estão a ser alimentadas "como animais num curral". Polícia húngara usa capacetes e máscaras. Veja aqui o vídeo filmado às escondidas por voluntários austríacos.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

O governo de Ucrânia chegou a acordo com os seus credores, exceto a Rússia, para uma reestruturação da sua dívida pública que levará ao corte de 20% do seu valor nominal (de 18 mil milhões de dólares, cerca de 4 serão apagados).

Vídeo Esquerda | 11 de September

De 14 de setembro a 16 de outubro, onze repúblicas participam na iniciativa Cria'ctividade para receber os novos alunos com concertos, conversas com professores, sessões de cinema, exposições e workshops.

Artigo | 11 de September

Numa entrevista à CMTV, na noite desta quinta-feira, Catarina Martins respondeu à questão da utilidade do voto nas próximas eleições. E explicou as propostas do Bloco para a Segurança Social.

Artigo | 11 de September

A tragédia de Iguala é, hoje, um terreno onde a memória e o esquecimento lutam pelo seu lugar na história mexicana. O relatório agora divulgado é um ponto a favor da luta pela memória. Um passo adiante na busca pela verdade e a justiça. Luis Hernández Navarro, para o diário La Jornada, do México.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de September

Para derrotar a direita e gerar uma dinâmica favorável a um governo de esquerda que fure as lógicas da maioria absoluta, do bloco central ou dos acordos do PS com a direita, o fator decisivo é o crescimento do voto à esquerda do PS, em concreto, a dimensão eleitoral do conjunto PCP e Bloco.