Artigo | 3 de August

É cada vez mais evidente: está em curso um vasto e intenso endurecimento do regime liderado pelos siloviks, mais do que um putativo desmantelamento de movimentos de jovens revolucionários, que servem de bodes expiatórios. Por Rui Verde, publicado em Maka Angola.

Artigo | 3 de August

Segundo Morgan Johansson, ministro da Justiça sueco, o seu país recebeu 30 mil requerentes de asilo em 2014, três vezes mais do que o Reino Unido: “Vejo um país que não quer assumir a responsabilidade que deveria”. Artigo publicado no Opera Mundi.

Artigo | 3 de August

Para quê este horror? Pedem agora que os gregos paguem um elevado preço, mas não para uma perspetiva realista de crescimento. O preço que pedem que paguem é a continuação da fantasia de “estender e pretender”. Pedem aos gregos que aceitem o aumento do seu sofrimento real, com o fim de sustentar o sono dos outros (eurocratas). Artigo de Slavoj Žižek.

Artigo | 3 de August

O sociólogo e politólogo espanhol defendeu a confluência do Processo Constituinte com a Catalunya Sí que es Pot, argumentando que “a única alternativa que existe na Catalunha que pode ganhar as eleições é esta coligação de partidos e movimentos sociais que ajudámos a estabelecer, acabando com o asfixiante domínio das direitas”.

Artigo | 3 de August

Várias cidades do México foram palco, este domingo, de protestos após o assassínio de um fotojornalista e de quatro mulheres, incluindo uma ativista dos direitos humanos, encontrados sem vida num apartamento, na sexta-feira.