Artigo | 3 de August

É cada vez mais evidente: está em curso um vasto e intenso endurecimento do regime liderado pelos siloviks, mais do que um putativo desmantelamento de movimentos de jovens revolucionários, que servem de bodes expiatórios. Por Rui Verde, publicado em Maka Angola.

Artigo | 3 de August

Segundo Morgan Johansson, ministro da Justiça sueco, o seu país recebeu 30 mil requerentes de asilo em 2014, três vezes mais do que o Reino Unido: “Vejo um país que não quer assumir a responsabilidade que deveria”. Artigo publicado no Opera Mundi.

Artigo | 3 de August

UTAO estima buraco orçamental em 660 milhões de euros. Pedro Filipe Soares afirma que, agora, é a própria entidade independente a desmentir a possibilidade de um governo liderado por Passos Coelho devolver parte da sobretaxa do IRS em 2016.

Artigo | 3 de August

Para quê este horror? Pedem agora que os gregos paguem um elevado preço, mas não para uma perspetiva realista de crescimento. O preço que pedem que paguem é a continuação da fantasia de “estender e pretender”. Pedem aos gregos que aceitem o aumento do seu sofrimento real, com o fim de sustentar o sono dos outros (eurocratas). Artigo de Slavoj Žižek.

Artigo | 3 de August

Rui Pulido Valente, professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, foi apresentado este sábado como cabeça de lista do Bloco pelo círculo eleitoral de Portalegre.

Event | 3 de August

Seminário Internacional FINFAM: Finanças Conjugais em Contexto de Crise: Género, Poder e Desigualdades
Mais informações.
Lisboa, CES-Lisboa e CIUL-Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza).

Leitura: A Paleta e o Mundo, de Mário Dionísio
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Cinema ao ar livre: A Festa de Babbete, de Gabriel Axel

Histórias da História – O pacto germano-soviético
Com Sebastião Lima Rego.
Lisboa, Casa da Achada, 18h.

Shoah, de Claude Lanzmann (Parte II).
Ciclo "70 anos do fim da II Guerra Mundial". Mais informação.
Lisboa, Cinema Ideal, 19h.

Event | 3 de August

Oficina: Esta comida não queima!
Com Sofia Roque e Marco Marques.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Event | 3 de August

Conversa: Quando os trabalhadores se juntam à mesa
Com Peter Kammerer, a partir de uma frase de Marx.
Lisboa, Casa da Achada, 18h.

Leitura: A Paleta e o Mundo, de Mário Dionísio
Lisboa, Casa da Achada, 18h30.

Cinema ao ar livre: I Paisàn – La Giornata del Bergamino, de Giuseppe Morandi

Artigo | 3 de August

A deputada do Bloco afirma que a “intervenção no BES vai ter custos para os contribuintes”, colocando em causa as garantias dadas pelo Governo de Passos Coelho. Mortágua recorda que os bancos já disseram que não estão dispostos “a pagar ao Fundo de Resolução a totalidade do empréstimo”.

Event | 3 de August

Oficina: Esta comida não queima!
Com Rubina Oliveira.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Event | 3 de August

Conversa: Algo está podre no reino da alimentação - comida, consumo e indústria
Com Micio e outros.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Cinema ao ar livre: “O Charme discreto da burguesia”, de Luis Buñuel

Artigo | 3 de August

O sociólogo e politólogo espanhol defendeu a confluência do Processo Constituinte com a Catalunya Sí que es Pot, argumentando que “a única alternativa que existe na Catalunha que pode ganhar as eleições é esta coligação de partidos e movimentos sociais que ajudámos a estabelecer, acabando com o asfixiante domínio das direitas”.

Artigo | 3 de August

Várias cidades do México foram palco, este domingo, de protestos após o assassínio de um fotojornalista e de quatro mulheres, incluindo uma ativista dos direitos humanos, encontrados sem vida num apartamento, na sexta-feira.

Breves | 3 de August
Dezenas de trabalhadores estiveram esta segunda-feira concentrados à porta do estaleiro desta empresa de construção civil em Rechousa, em Vila Nova de Gaia, a reivindicar o pagamento dos salário e subsídio de férias em atraso.
Vídeo Esquerda | 3 de August

Manifesto Eleitoral do Bloco de Esquerda para as eleições legislativas de 2015 apresentado em Língua Gestual portuguesa por Amílcar Morais.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de August

Quando já não tínhamos dúvidas nenhumas sobre a crueldade dos programas que apadrinharam, PSD e CDS chegaram agora ao clímax ao apresentarem propostas para os próximos quatro anos.