You are here

Pesquisar

Artigo | 7 de July

Na cerimónia de entrega do Prémio Camões 2015, Hélia Correia afirmou, a encerrar o seu discurso: "Quero dedicar este prémio à Grécia, sem a qual não teríamos nada. Viva a Grécia".

Artigo | 7 de July

Tem permanecido no esquecimento o caso do ativista Mário Faustino, detido desde 27 de Maio passado por tentativa de manifestação. Em exclusivo ao Maka Angola e a partir da cela do Comando Provincial da Polícia Nacional em Luanda, o ativista conta ter sido torturado por um brigadeiro das Forças Armadas Angolanas, numa unidade militar. Por Rafael Marques de Morais.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de July

As palavras pronunciadas por Frederick Douglass naquele longínquo 4 de julho, ganharam vida novamente com a ação de Bree Newsome, 163 anos mais tarde.

Artigo | 7 de July

Numa Europa suspensa das decisões da banca e das indústrias financeiras assistimos à vitória da enunciação de uma palavra que a maior parte de nós não conhecia. Essa palavra é “oxi”: NÃO.

Breves | 7 de July
O líder do SP, Emile Roemer, classifica as políticas de Jeroen Dijsselbloem, que é do Partido Trabalhista holandês, para a Grécia de "socialmente irresponsáveis". Tendo em conta que Varoufakis se afastou para facilitar a negociação, "seria bom que acontecesse algo semelhante do lado europeu”, advogou. Esta tomada de posição marca um ponto de viragem, já que, até ao momento, os políticos holandeses tinham expressado o seu apoio ao Ministro das Finanças dos Países Baixos e presidente do Eurogrupo.
Breves | 7 de July
O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Jacques Chirac afirma-se “angustiado com a cegueira” dos líderes europeus. “ Não somos verdadeiras democracias, hoje os dirigentes falam para as câmaras, falam para os microfones, mas não para a população, eles esquecem-se do povo”, sublinha.
Artigo | 7 de July

A porta-voz do Bloco, Catarina Martins, frisou que “as privatizações não só não diminuíram a dívida como aumentam o défice”, alertando ainda que, tirando dinheiro ao Orçamento do Estado, as mesmas “levam ao aumento de impostos ou ainda mais cortes sociais”.

Author | 7 de July
Artigo | 7 de July

A partir das 16h30, moradores do Bairro de Santa Filomena vão estar concentrados no Largo do Rato, em Lisboa, junto à sede do Partido Socialista, para exigir uma “solução humana” para a sua situação e “a suspensão imediata de todas as demolições”. Esta terça-feira, a Câmara Municipal da Amadora “retomou as demolições ilegais em terrenos privados neste bairro”.

Artigo | 7 de July

Sabia que foram as mulheres que mais votaram no ‘Não’? E que 85% dos jovens dos 18 aos 24 anos rejeitaram o ultimato dos credores? Ou que 87% dos eleitores do KKE desobedeceram à indicação de voto nulo do partido? Veja aqui o estudo de opinião do instituto Public Issue sobre os eleitores do ‘Não’.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de July

O Banco dos BRICS apresenta-se retoricamente como uma alternativa ao Banco Mundial e ao FMI, recusando até ao momento a imposição de reformas estruturais neoliberais para se receber ao “auxílio”, mas defenderá, ao invés, outros interesses.

Artigo | 7 de July

No dia 6 de julho de 1971, faleceu Louis Armstrong, famoso cantor e músico norte-americano que conferiu ao jazz as suas grandes linhas e foi um ativista político e social. Por António José André.

Artigo | 7 de July

Maria Barroso morreu na madrugada desta terça-feira, com 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. O seu corpo vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18h. O funeral seguirá na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10h na Igreja do Campo Grande. Notícia atualizada às 13h11.

Artigo | 7 de July

O referendo de domingo na Grécia pode converter-se num episódio que mude a Europa. Uma chamada de atenção para o projecto europeu se este não quiser perder a sua legitimidade nos países que mais sofreram com a crise. Artigo de Alberto Sicilia, do Principia Marsupia, desde Atenas.

Artigos Opinião Esquerda | 7 de July

As lideranças europeias mostraram a sua mesquinhez em todo o esplendor neste momento histórico.

Artigo | 7 de July

Os opositores de Tsipras fizeram várias más avaliações, da mais pequena à monumental. Os adeptos do Sim pensavam que tinham tudo controlado. Tal como o Partido Trabalhista britânico antes das últimas eleições legislativas, confiaram nas sondagens, que se vieram a revelar extremamente imprecisas. Artigo de Wolfgang Münchau.