Artigo | 31 de May

Desde sexta-feira foram resgatadas mais de cinco mil pessoas no mar Mediterrâneo, um número sem precedentes neste ano, segundo informou a Agência de Controlo de Fronteiras Exteriores (Frontex) da União Europeia.

Artigo | 31 de May

Num artigo publicado este domingo no Le Monde, o primeiro-ministro grego afirma que a decisão dos líderes europeus sobre o acordo com a Grécia vai ditar se vence a estratégia da integração europeia ou da divisão da UE.

Artigo | 31 de May

A lista com 89 nomes de políticos europeus impedidos de passar a fronteira russa é uma resposta às sanções da UE e foi enviada a seu pedido, afirma a diplomacia de Moscovo.

Artigo | 31 de May

A vencedora das municipais em Barcelona diz que “só nos devem temer os corruptos e os especuladores”. E promete convocar os bancos para assumirem responsabilidades e acabarem com os despejos das famílias com prestações em atraso.

Artigo | 29 de May

O país está a viver uma “ampla erosão das normas salariais formais e informais que por várias décadas mantiveram a paz no capitalismo alemão”, afirma o sociólogo económico Wolfgang Streeck, sublinhando que a vaga de paralisações “é mais do que um episódio conjuntural: é outra faceta da desintegração inexorável do que costumava ser o 'modelo alemão'”.

Artigo | 29 de May

Um porta-voz do Fundo Monetário Internacional diz que são falsas as declarações atribuídas ontem pelos media de todo o mundo à líder do FMI.

Artigo | 29 de May

Para o geógrafo, os partidos tradicionais tornaram-se incapazes de enfrentar o capitalismo reconfigurado. Mas grupos como o Syriza e o Podemos multiplicam o alcance das “políticas do quotidiano” praticadas pela juventude anti-sistema. Myke Watson entrevista David Harvey, para a Verso Books .

Artigo | 29 de May

Estamos a tempo de fazer história e temos a fórmula pelo próprio movimento: a unidade popular para arrasar com a política de cortes de despesas sociais. Artigo de Miguel Urbán e Brais Fernández.

Artigo | 28 de May

Em entrevista ao canal Telecinco, Pablo Iglesias afirma com clareza que onde não for a força maioritária, o Podemos não participará em governos com o PSOE. Admitindo viabilizar esses governos para travar o PP, o Podemos tem duas condições: tolerância zero com a corrupção e pôr as instituições ao serviço das pessoas.

Artigo | 28 de May

O jornalista Rafael Marques vai recorrer da sentença, em que foi condenado a seis meses de prisão, com pena suspensa e a retirar de circulação o livro “Diamantes de Sangue – Tortura e Corrupção em Angola”. Defensores de direitos humanos denunciam “deterioração do clima da liberdade de expressão em Angola”.

Artigo | 27 de May

O primeiro-ministro grego anunciou esta tarde que o acordo está muito próximo, apesar das diferenças de posição entre os credores. Tsipras avisou que a pressão contra a Grécia nos media vai aumentar durante a fase final das negociações.

Artigo | 27 de May

Assembleia Nacional viola expressamente a liberdade de imprensa, limitando o exercício do jornalismo, ao mandar retirar os profissionais da comunicação durante um debate sobre o salário mínimo, afirma o Sindicato dos Jornalistas Angolanos.

Artigo | 27 de May

Reunião nesta quinta-feira na Associação José Afonso vai debater como continuar e desenvolver o movimento de solidariedade com a Grécia, recordando que “ser solidário com o povo grego é também defender Portugal, a democracia e a justiça social na União Europeia”.

Artigo | 26 de May

A Wikileaks divulgou dois documentos confidenciais, aprovados a 18 de maio no Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que prevêem ação militar em território líbio e no Mediterrâneo.

Artigo | 25 de May

Depois de chegar a acordo com os generais angolanos para a retirada das queixas por difamação no livro "Diamantes de Sangue", o Ministério Público quer condenar o jornalista a 30 dias de prisão.

Artigo | 25 de May

PP perde 2,5 milhões de votos e maioria absoluta em 10 comunidades autónomas, na sua maioria detidas desde 1995. Irrupção do Podemos e das candidaturas de unidade popular garantem vitória à esquerda, que poderá vir a governar Madrid e Barcelona.

Artigo | 25 de May

Autoridades comerciais dos EUA pressionaram a União Europeia para abandonar uma proposta que bania 31 químicos perigosos para as hormonas, indutores de cancro e infertilidade masculina. Norte americanos alegaram que a legislação poria em causa o Tratado Transatlântico de Comércio e Investimento (TTIP).

Artigo | 25 de May

Acabou-se o inverno e chega uma primavera que nos levará a novembro. O terreno é-nos propício e à presença institucional somamos a experiência de combate. Toca a sair das trincheiras; restam poucos meses para a mudança. Artigo de Pablo Iglesias, secretário-geral do Podemos.

Artigo | 25 de May

O FMI já o tinha reconhecido, mas este domingo é o ministro do Interior grego a dizê-lo: em junho o governo vai escolher pagar pensões e salários em vez de continuar a reembolsar o serviço da dívida ao FMI. Artigo publicado em InfoGrécia.

Artigo | 25 de May

O PP ganhou as eleições autárquicas e autonómicas espanholas deste domingo, mas perdeu feudos históricos e será obrigado a coligar-se com outras forças políticas em cidades e regiões autónomas para formar novos governos. O “início da mudança”, “a noite mágica e histórica em que se começa a escrever o fim do bipartidarismo”, afirma o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias.