Vídeo Esquerda | 26 de May

A 27 de maio de 2000 foi publicada em Diário da República a lei que tornou a violência doméstica num crime público em Portugal. Cecília Honório assinala os 15 anos desta lei, que foi a primeira iniciativa do Bloco no parlamento.

Artigo | 26 de May

Iniciativa do Bloco de Esquerda aumentou a proteção das vítimas e permitiu que qualquer pessoa possa denunciar um caso de violência doméstica de que tenha conhecimento. Aniversário é assinalado com a pintura de um mural em Lisboa e uma nova iniciativa legislativa a ser debatida esta quarta-feira.

Flickr Photoset | 26 de May
Artigo | 26 de May

O relatório da Inspeção Geral de Finanças ao caso da "lista VIP" revela o descontrolo na direção do fisco e alerta para a vulnerabilidade a ataques e a cópia dos dados da Autoridade Tributária. Entre as centenas de pessoas com acesso aos dados a partir de empresas externas, há 29 que ninguém sabe quem são.

Artigo | 26 de May

A Festa da Diversidade realiza-se a 6 e 7 de junho no Jardim do Arco do Cego, em Lisboa, com música, teatro, artesanato e muita animação.

Artigo | 26 de May

Numa carta aberta divulgada no 80º aniversário do Instituto Nacional de Estatística, a Comissão de Trabalhadores diz que "a saúde do Instituto foi colocada gravemente em causa" na última década.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de May

Alguns observadores encontraram grandes diferenças entre o exercício do governo e o dos 12 economistas do PS quanto às orientações de política económica para a próxima legislatura. Na realidade as diferenças existem, mas não são tão significativas como parecem à primeira vista.

Artigo | 26 de May

A Wikileaks divulgou dois documentos confidenciais, aprovados a 18 de maio no Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia, que prevêem ação militar em território líbio e no Mediterrâneo.

Artigo | 26 de May

A greve no Metropolitano de Lisboa conta com 95% de adesão. Em declarações à Antena 1, Rui Loureiro defende que a concessão a privados vai acabar com as "greves políticas", mas nunca viu números que provem benefícios para as contas das empresas.

Artigo | 26 de May

No dia 26 de maio de 1926, nasceu Miles Davis, em Alton (Illinois - EUA), um dos maiores inovadores do jazz e um dos mais influentes músicos do século XX. Por António José André.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de May

A redução do horário de trabalho dos avós, para que estes tenham mais tempo para ajudar os pais e mães com os seus netos, não tendo nada de mal em si mesmo, sem medidas de fundo associadas, é mais uma forma de o Estado se demitir dos seus deveres sociais.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de May

O programa do PS propõe a imposição de uma quota de um terço de mulheres nos cargos de direção das empresas cotadas em Bolsa, mas dispõe-se a abdicar da quota de representação das mulheres no parlamento, uma lei que tem sido um sucesso.