Artigo | 27 de April

Após uma prolongada luta, os trabalhadores da Efacec alcançaram uma importante vitória: um acordo sobre aumentos salariais, o cumprimento do contrato coletivo do setor e o reforço dos direitos sociais.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de April

Doug Hughes pilotou um helicóptero do tamanho de uma bicicleta, chamado “girocóptero”, ao longo de 160 km e aterrou no Capitólio dos EUA. O seu objetivo era entregar uma carta a cada membro do Congresso, protestando contra a influência corruptora do dinheiro na política.

Event | 27 de April

II Escrever nas Margens: LGBT+
Ver evento de facebook.
Porto, Maus Hábitos- Espaço de intervenção Cultural – Rua Passos Manuel 178 4º.

Reunião para debater como continuar e desenvolver o movimento de solidariedade com o povo grego
O Grupo de Trabalho promotor: Associação José Afonso, ATTAC Portugal, CDA – Congresso Democrático das Alternativas, CIDAC, IAC – Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida.
Lisboa, sede da Associação José Afonso (Rua de S. Bento, 170, frente à Assembleia da República), 18h.

Apresentação do livro "Para Lá dos Números: As Consequências Pessoais do Desemprego", de Jorge Caleira
A apresentação do vol. 7 da série “Trabalho e Sociedade”, da coleção CES/Almedina, estará a cargo de Pedro Araújo (CES) e Carla Valadas (CES), contando ainda com intervenções de Pedro Hespanha (CES-FEUC), Maria Antónia Mota (Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários) e da coordenação da coleção “Trabalho e Sociedade”. Mais informações.
Coimbra, Almedina Estádio Cidade de Coimbra, 18h.

Sessão de Cinema – Hunger – Fome
Ver evento de facebook.

Lisboa, Sede do Bloco - Rua de São Bento, 698, 21h.

Debate “Ambiente nas quintas”
Com Eugénio Sequeira, membro da L.P.N., João Joanaz de Melo, membro do GEOTA, Susana Fonseca, membro da Quercus, João Carlos Caninas, moderador.
Lisboa, sala Visconti da Fábrica Braço de Prata, 21h.

Event | 27 de April

II Escrever nas Margens: LGBT+
Ver evento de facebook.
Porto, Maus Hábitos- Espaço de intervenção Cultural – Rua Passos Manuel 178 4º.

Artigo | 27 de April

Confrontamos-nos hoje com a enorme pressão do que, sem qualquer vergonha, deveríamos chamar “propaganda inimiga”. É por isso que todas as formas de resistência, do Syriza na Grécia ao Podemos em Espanha, passando pelos “populismos” latino-americanos, devem contar com o nosso mais firme apoio.

Artigo | 27 de April

O negócio que está sob a mira do Ministério Público envolve um ex-responsável pela imagem de Passos Coelho, Artur Mendes, e então sócio da Salvador Caetano, e Manuel Pinheiro, ex-adjunto do ex-ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, que está agora a cumprir funções na empresa.

Artigo | 27 de April

Em Portugal, 118 mil pessoas controlam mais de 20% de toda a riqueza nacional. O trabalho não é a principal fonte de rendimento deste 1% de portugueses mais ricos, conclui estudo apresentado esta segunda-feira.

Breves | 27 de April
O Grupo Parlamentar do Bloco realiza esta terça-feira, 28 de abril, pelas 16horas, no Centro de Acolhimento do Cidadão, uma audição pública para conhecer as ideias e projetos que visam a melhoria das políticas públicas dirigidas às pessoas com deficiência. O Bloco convida para uma audição pública as associações, instituições e movimentos que se dedicam à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, assim como todas e todos cidadãos interessados em contribuir para o aperfeiçoamento da legislação e para a construção de novas políticas que visem a promoção da Vida Independente.
Artigo | 27 de April

Edwards Eastman foi expulso da Associação Chilena de Jornalistas por violação das “disposições do código de ética jornalística”. O escritor chileno Luis Sepúlveda acusa-o de ter sido o “principal animador” do golpe de Estado de Pinochet.

Artigo | 27 de April

São hoje mais de 82 mil os trabalhadores com licenciatura, mestrado ou doutoramento a receber salários tão diminutos. O número cresceu 50% com a chegada da troika, segundo revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de April

Os Estados Unidos ainda são a primeira potência militar e financeira mundial, mas perdem velocidade e o falhanço na sua política colonialista alimenta essa decadência da sua hegemonia.

Artigo | 27 de April

Um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) esta segunda-feira conclui que as mulheres portuguesas trabalham em média quatro vezes mais tempo por dia em trabalho doméstico e não remunerado do que os homens.

Artigo | 27 de April

Aos 57 anos faleceu Rosa Varela, militante do Bloco de Esquerda na Margem Sul e ativista feminista. É recordada pelos seus camaradas mais próximos como mulher simples e generosa, que abraçou desde sempre todas as causas da esquerda.

Artigo | 27 de April

O conservador e autoelogioso conclave do Eurogrupo diz ao faminto: Atenas não receberá mais ajuda até ser acordado um plano completo de reformas económicas. Onde “reformas” significam “cortes”, “cortes” e ainda mais “cortes”. Apertem o cinto até não conseguirem respirar. Por Keep Talking Greece.