Artigo | 20 de April

O Instituto de Segurança Social (ISS) pretende transferir as amas da Segurança Social para as IPSS. Em comunicado, a Associação dos Profissionais no Regime Amas (APRA) diz que “não aceita que depois de décadas ao serviço do Estado, esta atividade seja destruída com o despedimento coletivo destas profissionais”.

Artigo | 20 de April

Um relatório da Comissão para a Proteção da Privacidade da Bélgica revelou que o Facebook obteve informação de como navegam em qualquer site – alheio ao Facebook– outros internautas que não têm perfil criado na rede social. Por Manuel Moreno.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de April

O “Observador” é um caso singular. É mais do que um jornal, pois assume campanhas que o campo austeritário marinou durante anos, mas não chega a ser uma plataforma política.

Artigo | 20 de April

“A xenofobia que se manifesta hoje na África do Sul não é apenas um atentado bárbaro e cobarde contra os 'outros'. É uma agressão contra a própria África do Sul” afirma o escritor moçambicano Mia Couto em carta aberta ao Presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Artigo | 20 de April

Localizado a 400 metros do mar, junto à praia do Pego, na freguesia do Carvalhal, o conjunto de edifícios situa-se num local onde são proibidas novas construções. Câmara de Grândola argumenta que está em causa uma “reconstrução”, contudo, na verdade, o que existe é uma construção de raiz com uma área superior àquela que apresentavam as duas moradias que outrora existiam no local.

Artigo | 20 de April

Em 2014 foram assassinados 116 ambientalistas em todo o mundo. Só no Brasil foram mortos 29 ativistas, denunciou esta segunda-feira a ONG Global Witness.

Artigo | 20 de April

Numa entrevista ao Euronews, o linguista, filósofo e ativista político defendeu o perdão da dívida da Grécia e de outros países como Espanha e Portugal. Sublinhando que “a Europa tem problemas sérios”, Chomsky frisou que “alguns desses problemas resultam de políticas económicas concebidas pelos burocratas, em Bruxelas, sob pressão da NATO e dos grandes bancos, principalmente alemães”.

Breves | 20 de April
Três anos após assumir a reitoria da Universidade de Amesterdão, Louise Gunning demitiu-se este domingo. Foi um dos principais alvos dos protestos estudantis que ocuparam o edifícios da Faculdade de Humanidades, Bungehuis, e da reitoria, Maadgenhuis, durante dois meses. A reitora, agora demissionária, perdeu o apoio do grosso da comunidade universitária quando ordenou a expulsão dos estudantes em protesto. Entre as várias reivindicações dos estudantes, constavam a ampliação da democracia na universidade e o fim dos cortes na Faculdade de Humanidades.
Artigo | 20 de April

Gonçalo Reis, novo presidente do conselho de administração da RTP, irá receber mais de 3 mil euros mensais que o primeiro-ministro. Sindicatos da RTP e Bloco de Esquerda criticam valores salariais da nova administração da estação pública.

Artigo | 20 de April

Encontro do Interior promovido este fim de semana pelo Bloco de Esquerda analisou a fratura que se aprofunda entre uma estreita faixa litoral do continente densamente povoada e os territórios do interior, com consequências graves para as populações e as economias regionais. Por Carmo Bica

Breves | 20 de April
Espanha (21,9 por cento) é o o país da União Europeia com a mais elevada taxa de abandono escolar precoce, seguindo-se Malta (20,4 por cento), Roménia (18,1 por cento, Portugal (17,4 por cento) e Itália (15 por cento), informou esta segunda-feira o gabinete de estatísticas da União Europeia. Segundo o Eurostat, Portugal foi o país que mais reduziu o indicador, sendo que os 17,4% do ano passado são menos de metade dos 38,5% de 2006.
Artigo | 20 de April

No passado sábado, decorreram manifestações contra o Tratado Tratado Transatlântico, TTIP, em mais de 600 cidades de todo o mundo. Também em Portugal, no Largo do Carmo, em Lisboa, dezenas de pessoas juntaram-se ao protesto mundial. Por Ricardo Cabral Fernandes.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de April

Passos Coelho identifica como obstáculos ao investimento, - que tem vindo sempre a descer e já recuou mais de duas décadas -, a excessiva fiscalidade e os elevados custos do trabalho para as empresas. Mas será assim?