Vídeo Esquerda | 18 de April

Milhares de pessoas participaram na manifestação contra o Tratado Transatlântico, que contou com a presença de deputados europeus como Lola Sanchez do Podemos e Marisa Matias do Bloco De Esquerda, e Pierre Laurent, líder do Partido da Esquerda Europeia.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de April

A historiadora Maria de Fátima Bonifácio decidiu dedicar uma prosa a Manuel Carvalho da Silva, que ilustra bem a forma como a irritação política facilmente se transforma em cegueira e irracionalidade.

Artigo | 18 de April

Economista norte-americano instou o governo de Alexis Tsipras a não ceder às pressões e manter as suas “linhas vermelhas”, rejeitando a redução de salários e pensões. Numa conferência pronunciada sexta-feira, disse que o “vírus da deflação” está a levar a Europa pelo caminho do Japão, sem coesão social.

Artigo | 18 de April

Segundo o “El Condifencial”, ex-presidente da Comissão Europeia pôs em causa os números do desemprego jovem em Espanha, dizendo que não acreditar nas estatísticas e pondo a culpa nos centro-americanos “que ficam lá para receber o subsídio”.

Artigo | 18 de April

Quem não cumpre os acordos são a TAP e o governo, garante o Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil, afirmando que os seus associados vão "manter a serenidade" e pedindo "bom senso" ao governo e à empresa.

Artigo | 18 de April

Ex-ministro é recordado pelo seu empenho no desenvolvimento da Ciência em Portugal, quando se multiplicou o número de investigadores e cresceu o número de estudantes formados em áreas científicas.

Artigos dossier | 18 de April

Ainda é possível parar a privatização da STCP e salvar o transporte público da destruição anunciada. O caminho a seguir pelos utentes dos transportes coletivos, pelos trabalhadores e suas organizações representativas, pelas forças de esquerda, é o da mobilização e exigência da manutenção da STCP na esfera pública. Por José Castro.

Artigos dossier | 18 de April

O Bloco tem mantido, desde a primeira hora, toda a coerência na defesa das empresas públicas de transportes de Lisboa, Carris e Metro. Fomos, aliás, o único partido político que defendeu no seu programa eleitoral, para as eleições autárquicas em Lisboa em 2013, “um modelo de empresa pública com participação mista do Estado e do município de Lisboa”. Por Ricardo Robles.

Artigo | 18 de April

No Largo do Carmo, às 15 horas, a Plataforma Stop TTIP apela ao protesto contra o Tratado Transatlântico, negociado por Bruxelas e Washington nas costas das populações. E propõe alternativas “que têm por base os direitos humanos em vez de apoiar os privilégios das grandes corporações.”

Artigo | 18 de April

De "As Veias Abertas da América Latina", obra histórica visceral, o escritor uruguaio passou ao relato poético e breve, mas não menos essencial. Por Vanessa Martina Silva, Opera Mundi.