Artigo | 31 de March

A edição de 2016 do Fórum Social Mundial está marcada para agosto em Montréal. É a primeira vez que o FSM se realiza no hemisfério Norte. No encerramento do FSM 2015, os movimentos sociais aprovaram a agenda de mobilizações, com destaque para a justiça climática, com iniciativas à margem da cimeira de dezembro em Paris.

Artigo | 31 de March

Numa sessão extraordinária do parlamento grego, Alexis Tsipras voltou a defender a necessidade da reestruturação da dívida grega e acusou os partidos do anterior governo de não terem feito as reformas de que o país precisa.

Artigo | 30 de March

Multinacionais, bancos e grandes empresas brasileiras usaram esquema de suborno para verem anuladas dívidas fiscais milionárias. Investigação estima que o Estado brasileiro foi lesado em pelo menos 1,6 mil milhões de euros.

Artigo | 30 de March

As reformas que o governo grego apresentou em Bruxelas são assumidas pelos credores como uma "base positiva", mas não suficiente. FMI, BCE e UE clamam por despedimentos em massa, aumento do IVA, cortes nos salários e nas pensões. O executivo liderado por Alexis Tsipras tem-se recusado a aceitar estas exigências.

Artigo | 30 de March

O movimento Black Lives Matter (“As vidas dos negros importam”, BLM) converteu-se agora numa organização que se propõe lutar não só contra a brutalidade policial, como também contra as condições económicas, sociais e políticas que oprimem os negros dos EUA. Artigo de Dan La Botz, Viento Sur.

Artigo | 29 de March

A história está cheia de heroínas anónimas. Aquelas que apesar dos impedimentos sexistas da época continuaram com as suas investigações e o seu trabalho científico. De Hipátia, filósofa e matemática do Egito Antigo, até Frances E. Allen, primeira mulher a receber o prémio Turing. Artigo de Maite Garrido Courel, El Diario.

Artigo | 28 de March

Dados da ONU revelam que o 'aumento dramático de fatalidades' aconteceu após a operação 'Margem Protetora'. As detenções e a violência contra colonos também subiu. Artigo de Opera Mundi.

Artigo | 27 de March

O BCE ordenou aos bancos gregos que não comprem dívida do Estado grego. Nesta sexta-feira foi divulgado que o presidente do banco central alemão disse que a Grécia corre o risco de “falência desordenada”. Eurogrupo decidiu que a Grécia não tem direito a 1.200 milhões que sobraram da recapitalização aos bancos.

Artigo | 27 de March

Os bombardeamentos da coligação liderada pela Arábia Saudita já provocaram mais de 39 mortos. Milhares de iemenitas protestam contra e a favor da intervenção militar. Xiitas apelam à 'guerra santa', Irão condena bombardeamentos.

Artigo | 26 de March

A economia mundial envia mensagens todos os dias. Que está a tentar dizer-nos? Que tal uma pergunta provocadora: estar-nos-á a dizer que devemos impor sanções à Alemanha pelo seu desempenho económico? Por Alejandro Nadal

Artigo | 26 de March

Na sessão de abertura, a defesa tomou conhecimento de novas acusações contra o jornalista angolano. Assim, para que o réu e os seus advogados pudessem ser esclarecidos e formalmente notificados, o julgamento foi adiado para 23 de abril. Reproduzimos o artigo do Maka Angola.

Artigo | 25 de March

O desconhecido Grupo Khorasan, com atuação na Síria, foi apontado pelos EUA como sendo pior que o Estado Islâmico e tendo maior capacidade de ameaçar a segurança dos cidadãos norte-americanos. Mas, da mesma forma abrupta com que irrompeu nos noticiários, a menção ao grupo de “endurecidos terroristas” evaporou-se.

Artigo | 25 de March

Os norte-americanos agem na Venezuela de acordo com sua estratégia de 'mudança de regime', que não passa necessariamente pela via eleitoral... Artigo de Mark Weisbrot, publicado no CounterPunch.

Artigo | 24 de March

Milhares de pessoas participaram na manifestação de abertura do Fórum Social Mundial, em Tunes, que terminou junto ao Museu Bardo, o local do ataque terrorista da semana passada.

Artigo | 24 de March

Referindo-se ao apelo e à petição que a Amnistia Internacional lançou ao governo português no sentido de encorajar o governo de Angola a retirar a acusação que pesa sobre si, o ativista e jornalista angolano Rafael Marques esclareceu que não espera qualquer ajuda do executivo de Pedro Passos Coelho.

Artigo | 24 de March

A mudança começou no Estado espanhol. Começou na Andaluzia. E uma boa amostra simbólica disso é que Teresa Rodríguez, publicamente conhecida como militante trotskista (ecologista e feminista) do Anticapitalistas, foi a mais votada na sua cidade, Cádis, desde há 20 anos governada por Teófila Martínez do Partido Popular. Artigo de Manuel Garí, publicado no Viento Sur.

Artigo | 24 de March

O cenário de saída da Grécia do euro está, de facto, a ser estudado pelo Banco Central Europeu, segundo confirmou o próprio presidente desta instituição quando questionado pela eurodeputada bloquista Marisa Matias durante uma audição no Parlamento Europeu.

Artigo | 23 de March

Foi dado como provado em tribunal que o Partido Popular de Mariano Rajoy manteve uma contabilidade paralela ao longo de 18 anos. Juiz da Audiência Nacional espanhola propôs que três ex-responsáveis do partido sejam levados a tribunal por delitos fiscais.

Artigo | 23 de March

Uma das mais conceituadas revistas da imprensa internacional está a dar que falar na Alemanha. Der Spiegel publicou capa em que Merkel está rodeada de oficiais nazis na Acrópole em Atenas.

Artigo | 23 de March

PSOE volta a ser a primeira força política na Andaluzia, contudo, a percentagem de votos é a mais baixa da sua história. Partido de Susana Díaz fica a oito deputados de conseguir maioria absoluta. PP perde 17 deputados. Podemos entra em força no parlamento andaluz, afirmando-se como terceira força política. O Ciudadanos alcança nove deputados e a IU cinco.