A queda do muro tem um significado muito especial: é a vitória da lenta, persistente e tantas vezes ignorada resistência contra a opressão; é a derrota da alienação ideológica perante a materialidade irresistível dos interesses mais profundos das sociedades e dos indivíduos. É a demonstração irrevogável de que o socialismo não pode existir sem democracia e sem a maior liberdade individual. Texto de Mário Tomé.

Artigos dossier

O socialismo só pode ser o contrário do Muro: liberdade contra a censura, responsabilidade contra o controlo sindical, todos os direitos sociais, incluindo o pluripartidarismo, a liberdade de formar sindicatos ou de fazer greve. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier

– Diz-me, gentil menina: gostarás de mim se eu fizer uma visita aos teus pais?

Havendo proferido tais palavras, Julião Mastakovitch quis beijar a pequena mais uma vez; mas o menino, vendo-a prestes a romper no choro, puxou-a pela mão.

Biblioteca

O Instituto Nacional de Estatística divulgou os números do desemprego do segundo trimestre. A taxa mantém-se nos 10,6%, mas não pára de aumentar o número dos que procuram emprego há mais de um ano. Mariana Aiveca diz que as medidas do governo não dão resposta ao problema.

Artigo

Impulsionar acções que protejam as zonas semiáridas será o objectivo da Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação, lançada oficialmente em Fortaleza, onde decorre a Conferência Internacional  sobre Clima, Sustentabilidade de Desenvolvimento em Regiões Semiáridas. Por Megan Iacobini de Fazio, da IPS.

Artigo

O tradicional lenço palestiniano ainda se fabrica na Cisjordânia, mas a fábrica de Hebron resiste com dificuldade à concorrência estrangeira. Reportagem AIC.

Vídeo Esquerda

Um bombista suicida fez-se explodir junto a um centro de recrutamento militar, matando pelo menos 59 soldados e recrutas. Trata-se do mais grave atentado do ano contra as tropas iraquianas e o primeiro executado no Ramadão.

Artigo

Um belo exemplo da plenipotência do comentarismo publicista nacional: Pacheco Pereira acusou uma jornalista, Teresa Canto Noronha, sua colega na SIC (o que, para o caso, é pouco relevante), de “preconceito”, “asneira” e “ignorância”, numa peça em que aquela se refere ao Vaticano como sendo uma monarquia absoluta. Publicado por Sérgio Lavos, no Arrastão.

Blogosfera

A pequena agricultura, de inspiração solidária e cooperativa, é o único caminho para garantir a soberania alimentar na América Latina, disseram especialistas e líderes camponeses e indígenas reunidos em Assunção. Por Natalia Ruiz Díaz, da IPS

Artigo

O diploma que altera a lei das Uniões de Facto já tem a assinatura de Cavaco Silva, que voltou a expressar as suas reservas. O Bloco de Esquerda congratulou-se com a promulgação e diz que é "fundamental dar este passo de igualdade de direitos para as pessoas que vivem em união de facto".

Artigo