Artigo | 30 de March

Sem revisores nos comboios nem funcionários nas bilheteiras, a greve agendada para os dias 2 e 6 de abril vai provocar “fortes perturbações na circulação de comboios” na Páscoa, admite a CP.

Breves | 30 de March
Os trabalhadores da Carris vão efetuar uma greve de 24 horas a 10 de abril, no mesmo dia em que está marcada uma greve do Metropolitano de Lisboa. O objetivo da paralisação é "protestar contra a subconcessão" e defender que a empresa se mantenha na esfera pública "porque acreditamos que servirá melhor os utentes", disse à agência Lusa o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA), Sérgio Monte.
Artigo | 30 de March

Multinacionais, bancos e grandes empresas brasileiras usaram esquema de suborno para verem anuladas dívidas fiscais milionárias. Investigação estima que o Estado brasileiro foi lesado em pelo menos 1,6 mil milhões de euros.

Artigo | 30 de March

As reformas que o governo grego apresentou em Bruxelas são assumidas pelos credores como uma "base positiva", mas não suficiente. FMI, BCE e UE clamam por despedimentos em massa, aumento do IVA, cortes nos salários e nas pensões. O executivo liderado por Alexis Tsipras tem-se recusado a aceitar estas exigências.

Breves | 30 de March
Ao contrário do que previam Marine Le Pen e várias sondagens, o partido de extrema-direita Frente Nacional não venceu as eleições em nenhum departamento, tendo obtido 22% a nivel nacional. A coligação de direita, liderada pela UMP do ex-presidente Nicolas Sarkozy, voltou a vencer na segunda-volta das eleições departamentais francesas deste domingo, conquistando 66 departamentos, mais 25 que em 2011, e 45,03% dos votos. A esquerda 31% e 34 departamentos. A taxa de abstenção foi de 50,02%, superior à registada na primeira volta (49,83%), mas abaixo do índice alcançado nas eleições regionais de 2011 (55,7%) e nas europeias de maio (57,6%). Os resultados desagregados por partido podem ser consultados aqui.
Artigo | 30 de March

As vereadoras Patricia Marinho Rodríguez e Eva González Pérez e o vereador Xosé Antón Outeiro González do Bloco Nacionalista Galego foram agredidos pela Guarda Nacional Republicana (GNR) durante um protesto pacífico contra uma manobra de propaganda do Partido Popular espanhol.

Artigos Opinião Esquerda | 30 de March

Que preço pagaria para não matar outro ser humano? Em que circunstâncias cometeria os delitos de deserção e “mau porte perante o inimigo”, de que foi acusado na quarta-feira o Sargento Bowe Bergdahl?

Artigo | 30 de March

O movimento Black Lives Matter (“As vidas dos negros importam”, BLM) converteu-se agora numa organização que se propõe lutar não só contra a brutalidade policial, como também contra as condições económicas, sociais e políticas que oprimem os negros dos EUA. Artigo de Dan La Botz, Viento Sur.

Artigo | 30 de March

Ao eleger dois deputados, Roberto Almada e Rodrigo Trancoso, Bloco de Esquerda consegue o seu melhor resultado de sempre nas eleições à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.