You are here

Pesquisar

Vídeo Esquerda | 22 de March

Segundo Tempo de Antena do Bloco para as Eleições Regionais de 2015.

Artigo | 22 de March

Catarina Martins anunciou o agendamento de um debate no parlamento sobre políticas de natalidade e propostas para aumentar a rede pública de creches e repor os abonos de família. Bloco quer proibir despedimentos durante os períodos de licença de maternidade, aumentar a igualdade na partilha de responsabilidades parentais e condenar patrões que dificultem a “conciliação da vida familiar e laboral” dos trabalhadores.

Artigo | 22 de March

As últimas sondagens publicadas na Grécia dão ao Syriza uma maioria absoluta e confirmam a queda do Pasok, em risco de ficar fora do parlamento, se houvesse eleições agora.

Artigo | 22 de March

Como a rede, promessa de comunicação livre e sem intermediários, pode converter-se no contrário: mecanismo de controle social em massa e de redução dos cidadãos a mercadorias. Por Manuel Castells.

Artigo | 22 de March

Francisco Louçã participou neste sábado numa sessão integrada na campanha do Bloco para as eleições regionais da Madeira, onde defendeu uma auditoria às contas da Madeira e a renegociação da dívida regional, integrada na necessária renegociação da dívida nacional.

Artigo | 22 de March

50 mil estudantes do Quebec, Canadá iniciam nesta segunda-feira uma greve de 15 dias. Neste sábado, em Montreal milhares manifestaram-se contra a austeridade imposta pelo governo.

Event | 22 de March

2º Congresso para o Crescimento Sustentável
Organização: Plataforma para o Crescimento Sustentável (PCS). Mais informações.
Lisboa, ISCSP Campus do Alto da Ajuda, 9h30.

Encontro Jurídico Internacional “Onde está o direito à habitação?”
A abertura dos trabalhos estará a cargo de Juana Sotomayor, do gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas e representante da Relatora para a Habitação Adequada e pelo Sr. Dr. Jorge Miranda Jacob, Provedor-Adjunto de Justiça.
Lisboa, IGOT, Campus Universitário de Lisboa, 9h30.

Encontro do interior - não desistimos de viver aqui!
Contará com a presença da porta-voz nacional do Bloco, Catarina Martins, na sessão de encerramento (17h). Ver programa.
Guarda, auditório do Paço da Cultura, 11h.

Sessão Pública - Poluição da Ribeira da Pantanha e do Rio Mondego
Ver cartaz.
Nelas, Pavilhão Multiusos de Nelas, 15h.

Dia de Ação Global contra os Tratados de livre comércio e investimento
Mais informações.
Lisboa, Largo do Carmo, 15h.

PREC! Encontro para a Reflexão Histórica sobre o PREC
Ver evento de facebook.
Montemor-o-Novo,
Auditorio da Bilbioteca Municipal de Montemor-o-Novo, 15h.

Sessão: Rendas apoiadas – propostas contra uma lei injusta
Com a deputada do Bloco de Esquerda Helena Pinto. Ver cartaz.
Almada, Rotunda da Tagol (Rua dos 3 Vales), 15h30.

Sessão: O nunca desmentido PREC
Com Camilo Mortágua. Mais informações.
Grândola, Biblioteca Municipal, 16h.

Sessão pública: Lei eleitoral – Agora que (mu)dança
Com Adriano Campos, Jorge Candeias e José Castro. Ver cartaz.
Porto, sede do Bloco – Rua Álvares Cabral 77 RC, 17h.

Artigo | 22 de March

No dia 23 março de 1994, faleceu Giulietta Masina: uma grande atriz de cinema italiana e companheira do realizador de cinema, Frederico Fellini. Por António José André.

Artigo | 22 de March

Neste sábado, dezenas de milhares de pessoas, 80 mil segundo os organizadores, manifestaram-se em Dublin contra a taxa da água. Foi a quarta grande manifestação deste outubro passado.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de March

Há um travo de Estado Novo no discurso do Governo e isso é indisfarçável. Não, não é o regresso ao fascismo. Não precisa de o ser. Porque é um claro desdém da democracia com a cobertura da própria democracia.

Artigo | 22 de March

A auditoria demonstrará que uma parte muito grande da dívida grega contraída tanto no período precedente à intervenção da Troika como no posterior é ilegítima, ilegal, odiosa e insustentável. Por Eric Toussaint.

Artigos dossier | 22 de March

Foi há 12 anos que as tropas comandadas pelos EUA e o Reino Unido invadiram o Iraque, numa ação militar que parecia um passeio e se tornou no pior dos pesadelos. Um inferno desde logo para o massacrado povo iraquiano, mas também para Washington, que acumula desastres e hoje, 3 anos depois da saída das suas tropas, assiste impotente às vitórias do Estado Islâmico e ao crescimento da influência do Irão. Esse é o tema deste dossier, coordenado por Luis Leiria.

Artigos dossier | 22 de March

Há doze anos uma coligação dos EUA e seus lacaios europeus invadiram o Iraque. “Crime de Guerra” foi, na altura, uma tentativa a quente de caracterização do ato sem precedentes (Afeganistão incluído) de violação ostensiva e consentida das regras de relacionamento internacional inscritas na Carta da ONU. Por Mário Tomé

Artigos dossier | 22 de March

O mais empenhado propagandista da invasão do Iraque foi José Manuel Fernandes, hoje mentor do diário de direita Observador. Há doze anos, não esteve sozinho. Lembremos quem fez da palavra a apologia de um crime.

Artigos dossier | 22 de March

Entre janeiro de 2002 e março de 2015, 13 anos de cronologia. Da invasão e derrube de Saddam Hussein à explosão da guerra civil; do proconsul Paul Bremmer ao governos de Al-Maliki; da saída das tropas dos EUA à conquista de amplo território pelo Estado Islâmico.  

Artigos dossier | 22 de March

A brutalidade sectária do Estado Islâmico (EI) permitiu ao presidente sírio, Bashar al-Assad, fazer-se passar dissimuladamente por vítima: o incendiário que aparece como um bombeiro. Artigo de Muhammad Idrees Ahmad, publicado no In These Times.

Artigos dossier | 22 de March

Doadores privados de Estados do Golfo ajudam a suportar salários de até 100.000 combatentes do EI. Por Patrick Cockburn.

Artigos dossier | 22 de March

Diante do desmoronamento do Exército iraquiano, foram as milícias xiitas, organizadas, armadas e dirigidas por oficiais iranianos, que detiveram o avanço do Estado Islâmico em direção a Bagdade. Por Luis Leiria

Artigo | 22 de March

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se, neste sábado no centro de Madrid, contra as políticas de austeridade. A marcha final juntou nove colunas, provenientes de todas as comunidades do Estado espanhol e apelou à convocação de uma greve geral, para o próximo Outono.