Vídeo Esquerda | 16 de March

Roberto Almada, cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições regionais de 29 de março, e Guida Vieira, mandatária regional, apresentam perspetivas do Bloco neste primeiro tempo de antena.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de March

O que está em causa nestas eleições é a vida de todos nós nos próximos quatro anos. Retirar o poder absoluto a um só partido, e fazer com que o mesmo fique verdadeiramente dependente do Parlamento, é um ato de inteligência e uma resposta fundamental.

Artigo | 16 de March

Em 2010, fundos da CIA financiaram a organização Al Qaeda, que comprou armas e outros equipamentos com o dinheiro, informou neste domingo (15/03) o jornal norte-americano The New York Times.

Artigo | 16 de March

“Espera-se uma forte participação de toda a Europa: movimentos sociais, ativistas, migrantes, precários e trabalhadores industriais, sindicatos e partidos virão a Frankfurt dizer não à austeridade e contestar a autoridade do BCE e de outras instituições da UE”, lê-se num comunicado de imprensa divulgado pelo movimento Blockupy alemão.

Artigo | 16 de March

O Bloco anunciou esta segunda-feira que vai propor na Assembleia da República que seja suspensa a municipalização de museus e a criação de um programa de emergência para travar a degradação do património.

Breves | 16 de March
Os professores contratados dos conservatórios públicos aprovaram esta segunda-feira uma greve para 9 de abril, entre outras iniciativas, como vigílias e um debate sobre a possibilidade de uma greve às avaliações no terceiro período para reivindicarem a contagem do tempo de serviço desde o início do ano letivo.
Breves | 16 de March
No último dia de campanha eleitoral israelita, o atual primeiro-ministro Benjamin Netanyhau afirmou que caso seja reeleito não será criado nenhum Estado palestiniano. As eleições israelitas são já esta terça-feira, 17 de março, e, até ao momento, todas as sondagens apontam para a derrota do atual chefe de governo e para a vitória da União Sionista, coligação liderada pelo Partido Trabalhista.
Artigo | 16 de March

A eurodeputada do Bloco de Esquerda participa no arranque da última semana da campanha para as eleições autonómicas. Apoiando a candidata Teresa Rodriguez estará também em palco Rafael Mayoral. No próximo sábado, o secretário do Podemos para as relações com a sociedade civil intervirá também no comício do Bloco, no Largo do Intendente, em Lisboa.

Vídeo Esquerda | 16 de March

No dia em que a Tap comemorou 70 anos, centenas de pessoas juntaram-se em Lisboa, para dar os parabéns à transportadora nacional e protestar contra a privatização. O encontro foi organizado pelo movimento Não TAP os Olhos.

Artigo | 16 de March

O líder parlamentar do Die Linke, maior partido da oposição alemão, defendeu esta segunda-feira que Berlim liquide as suas dívidas pela ocupação nazi à Grécia.

Artigo | 16 de March

O grupo controlado pela família Soares dos Santos recusa-se desde 2012 a pagar a Taxa de Segurança Alimentar Mais. Em 2014, registou lucros superiores a 300 milhões de euros.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de March

A perspetiva ocidental tem atribuído exclusivamente as responsabilidades pela crise ucraniana à Federação Russa, liderada por Vladimir Putin. No entanto, o conflito é uma consequência direta do choque de práticas imperialistas, tanto por parte da NATO/UE como da Federação Russa.

Event | 16 de March

Seminário "Mas quem sabe se a categoria de pessoa existirá sempre": epidemiologia psiquiátrica e o eu quantificado
Oradores: Tiago Pires Marques (CES) e Carlos Ramalheira (Psiquiatra e Professor de Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).
Inserido no Ciclo Artes e Cuidados na Saúde Mental, organizado pelo Núcleo de Estudos POSTRADE do CES. Mais informações.
Coimbra, sala 2, Centro de Estudos Sociais, 14h30.

Artigo | 16 de March

Protestos em pelo menos 152 municípios do país levaram centenas de milhares às ruas a pedir a saída do governo de Dilma Rousseff e o fim da corrupção. Mobilização ofuscou a jornada de dois dias antes, quando as manifestações pró-Dilma foram muito reduzidas.

Artigo | 16 de March

Este domingo, a porta-voz do Bloco apresentou uma proposta que “corresponde a um compromisso que os bloquistas vêm reafirmando”, e que visa impedir a penhora de imóveis que sirvam de habitação própria e permanente. Catarina Martins reagiu ainda ao programa do Governo para incentivar o regresso de quem emigrou, afirmando que o mesmo é digno de um "jornal satírico".

Artigos Opinião Esquerda | 16 de March

A necessidade de repensar os modelos de produção e consumo energético é tão ou mais importante quanto encontrar novas fontes de energia. O desastre dos biocombustíveis é o exemplo acabado disto.

Artigo | 16 de March

Pedro Filipe Soares garantiu que o “Bloco fará toda a diferença na Assembleia Legislativa Regional”. Rodrigo Trancoso deixou claro que a candidatura se baterá pelo combate às políticas de austeridade na região.