Artigo | 15 de March

Trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem greve parcial esta segunda-feira entre as 6h00 e as 9h30. A paralisação de 24horas dos Transportes Sul do Tejo (TST) inicia-se às 3h00.

Artigo | 15 de March

Patentes comerciais, aumento do preço dos medicamentos, pouca transparência e frequente manipulação dos dados, pouca inovação nos novos fármacos apesar do seu elevado custo: eis algumas das estratégias da indústria farmacêutica para maximizar os seus lucros. Segunda parte de um artigo da Federação de Associações para a Defesa da Saúde Pública do Estado espanhol.

Breves | 15 de March
O embaixador do Vaticano na ONU, Silvano Tomasi, defendeu, numa entrevista ao site católico norte-americano "Crux", que uma intervenção militar contra o Estado Islâmico será necessária para proteger os cristãos e outras minorias, se não for possível alcançar uma decisão política. As declarações do representante da Santa Sé são invulgares, já que o Vaticano tradicionalmente se opõe ao uso da força.
Artigo | 15 de March

O mercado farmacêutico supera os lucros da venda de armas ou das telecomunicações. Trata-se de uma indústria oligopolística, com uma estratégia de maximizar os lucros mesmo que seja em detrimento dos interesses dos doentes. Primeira parte de um artigo da Federação de Associações para a Defesa da Saúde Pública do Estado espanhol.

Breves | 15 de March
O ativista de direitos humanos José Mavungo, coordenador de uma manifestação convocada sábado em Cabinda – e que a polícia impediu de se realizar – continua detido, informou à agência Lusa um dos organizadores do protesto, Simão Madeca, representante da Associação Mãos Livres no enclave de Cabinda. Também permanece detido Arão Tembo, outros dos organizadores da marcha que tinha como objetivo protestar contra as violações dos direitos humanos e pela transparência no governo do enclave angolano.
Artigos Opinião Esquerda | 15 de March

A falcatrua é o lado sexy do caso BES, como tinha sido antes do caso BPN ou do caso BPP. O BES era o banco do regime, diz-se. Pois bem, de que regime foi o BES o banco?

Artigo | 15 de March

Eurodeputada do Bloco de Esquerda participou, como vice-presidente do Partido da Esquerda Europeia, no Fórum Internacional pela Emancipação e a Igualdade, ao lado de personalidades como Noam Chomsky, Cuauhtémoc Cárdenas (México), Iñigo Errejón (España), Ignacio Ramonet (España), Álvaro García Linera (Bolivia), Leonardo Boff (Brasil), Camila Vallejo (Chile), entre outros.

Vídeo Esquerda | 15 de March

“Fazer falhar o governo grego é a aposta de Merkel e dos governos submissos à austeridade”, afirmou Catarina Martins à margem da reunião do Partido da Esquerda Europeia, em Atenas.

Artigo | 15 de March

A mensagem que os estudantes, pais, professores e apoiantes da Escola de Música têm passado ao governo é clara: não desistiremos de lutar enquanto não alcançarmos as necessárias e dignas condições para a aprendizagem e ensino. Um país sem Cultura é um país sem vida. Por Ricardo Cabral Fernandes e Beatriz Viegas.

Artigo | 15 de March

Catarina Martins anuncia que o Conselho de presidentes do Partido da Esquerda Europeia (PEE), reunido em Atenas, decidiu lançar uma Aliança Anti-Austeridade “para resgatar a democracia e ter políticas de crescimento e de emprego”.