You are here

Pesquisar

Artigo | 21 de February

Segundo o “Die Welt”, a atual ministra das Finanças de Portugal, Maria Luís Albuquerque, pediu “pessoalmente” ao ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble, para não ceder à Grécia.

Artigo | 21 de February

Catarina Martins, no Porto neste sábado, acusou o governo de Passos Coelho, “um governo mais alemão do que o alemão”, de envergonhar os portugueses e defender os interesses da finança. A porta-voz do Bloco de Esquerda afirmou também que estamos a assistir ao “ao princípio do fim da austeridade” e que “é preciso construir os mecanismos para uma verdadeira alteração da relação de forças na Europa”.

Flickr Photoset | 21 de February
Artigo | 21 de February

“Tenho boas notícias para Portugal: com a decisão do Eurogrupo, temos a morte anunciada dessa instituição não democrática que é a troika” afirmou Yiannis Bournous no comício do Bloco de Esquerda no Porto, realizado neste sábado.

Event | 21 de February

Debate "Municipalizar a Educação"
Com as intervenções dos investigadores Licínio Lima (Univ do Minho) e Luiz Fernandes Dourado (Univ Federal de Goiás – Brasil) e dos autarcas Susana Amador (CM Odivelas), Hermínio Loureiro (CM Oliveira de Azeméis) e Carlos Pinto Sá (CM Évora). Ver convite. Organização: Fenprof.
Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, 10h15.

Mário Dionísio, escritor e outras coisas mais: Maria João Brinhante lê o Conto de Mário Dionísio “Assobiando à vontade”
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Concerto em Defesa do Ensino Artístico Especializado
Entrada livre. Ver convite.
Lisboa, Fórum Lisboa - Av. da Roma, nº14, 18h.

Conversas com o público: Europa
Com Cláudia Galhós, Daniel Tércio e Miguel Tércio. Organização: Companhia de Teatro de Almada.
Almada, Foyer do Teatro Municipal Joaquim Benite – Av Prof Egas Moniz, 18h.

Cinema ao Ar Livre Jardim da Estrela | MONSTRINHA - cinema de animação para para os mais pequenos e toda a família!
Entrada livre. Ver evento no facebook.
Lisboa, Jardim da Estrela, 19h30.

Jantar “A austeridade é um roubo”
Com Catarina Martins, Mariana Aiveca, Adelino Fortunato e Joana Mortágua. Ver cartaz.
Almada, Restaurante o Jardim – Cova da Piedade, 19h30.

Concerto de Sara Schuh
Ver evento de facebook
Queluz, Espaço Salgado - Rua Heliodoro Salgado 53B, 22h.

Event | 21 de February

Debate: “Portugal não é o BES – ou será?”
Com Mariana Mortágua, economista e deputada na comissão de inquérito do BES, e Pedro Santos Guerreiro, jornalista do jornal Expresso. Ver evento no facebook.
Lisboa, Casa da Imprensa – Associação Mutualista (Rua da Horta Seca 20), 18h.

Ciclo de Cinema Acácio de Almeida – Projeção de Maine-Océan (1986, 130’), de Jacques Rozier
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

O título que dou a este artigo de opinião é, no mínimo, suave, tratando-se de classificar a chantagem que os países do Euro estão a fazer sobre a Grécia.

Artigo | 21 de February

Os Bombeiros Voluntários de Constância, no distrito de Santarém, têm 23 ambulâncias para transporte de doentes paradas por não terem dinheiro para combustível e reclamam uma dívida de 200 mil euros ao Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Artigo | 21 de February

Pedro Filipe Soares, em debate na RTP1, salientou também que “o governo português nunca tentou fazer uma coisa destas”, “nunca conseguiu defender Portugal”, porque foi “submisso” à Alemanha.

Artigo | 21 de February

Os ministros das Finanças de Portugal e de Espanha foram, na reunião do Eurogrupo em que foi aprovado o acordo com a Grécia para quatro meses, “mais alemães do que a Alemanha”, segundo confessou o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis.

Artigo | 21 de February

A crise estratégica não acabou. Mas os danos para a confiança e solidariedade, com um país - a Alemanha - a ser visto como tentando forçar outro eleitorado à rendição total - é real. Artigo de Paul Mason, jornalista do Channel 4.

Artigo | 21 de February

Na esfera pública cultural uma das mais relevantes funções sociais das instituições, especialmente por via das práticas artísticas, é a capacidade de criticar e propor alternativas ao status quo vigente, o qual se expressa na cristalização das hierarquias, dos privilégios e das desigualdades. Por Rui Matoso

Artigo | 21 de February

Esquerda.net entrevistou Fernando Rosas, que visitou recentemente a Grécia e salienta a “popularidade indiscutível” do governo do Syriza, que “resgatou a dignidade” do povo grego. Sublinhando também que “a preocupação central” é “saber se vai ser possível mudar dentro do euro”, Fernando Rosas realça: “vivemos tempos interessantes como diria um historiador como Hobsbawm”.