Artigo | 3 de February

Joaquim Almeida escreve ao esquerda.net, a propósito do artigo “A revolta dos mineiros do Pejão foi há 20 anos”, referindo que o faz não por haver no artigo várias referências à sua pessoa (“sem qualquer rigor, nem veracidade”), mas para “repor a verdade dos factos da luta dos mineiros do Pejão”, que no seu entender “merece ficar gravada com letras de ouro, na história do movimento operário português”.

Artigo | 3 de February

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Coimbra deu razão aos sindicatos e decidiu pela anulação do despacho de Nuno Crato que criou as provas de avaliação para os professores.

Artigo | 3 de February

O governo grego continua a marcar a diferença em relação aos anteriores: para além das viagens aéreas em classe económica, os ministros vão continuar a deslocar-se em transportes públicos ou nos seus próprios veículos.

Artigo | 3 de February

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual avança que cerca de metade dos trabalhadores dos centros de atendimento telefónico da PT aderiram esta terça-feira à paralisação de uma hora. A paralisação desta terça-feira é apenas a primeira de muitas iniciativas que o sindicato pondera organizar também com as restantes operadoras de telecomunicações, como a NOS, a Vodafone e a Cabovisão.

Flickr Photoset | 3 de February
Artigos Opinião Esquerda | 3 de February

A pobreza aumentou acentuadamente desde o início da austeridade (governo Sócrates), e ainda foi mais agravada com todas as medidas da troika e com Passos Coelho e Portas no governo.

Vídeo Esquerda | 3 de February

A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua conduz-nos por uma visita guiada ao colapso do BES.

Artigo | 3 de February

Durante uma ação que teve lugar esta terça-feira em Lisboa e na margem do sul do Tejo, os bloquistas apresentaram propostas para travar a privatização dos transportes fluviais e requalificar a linha ferroviária de Cascais. A porta-voz do Bloco, Catarina Martins, alertou para o retrocesso de 20 anos nos transportes públicos.

Artigo | 3 de February

Na sua coluna do The New York Times, o economista Paul Krugman defende que as propostas do Syriza são perfeitamente razoáveis e que se a posição alemã é que a dívida grega deve ser sempre paga na totalidade, “então essa posição é basicamente louca, e todas as afirmações de que a Alemanha entende a realidade são desmentidas”.

Artigo | 3 de February

Paralelamente, a forte desigualdade na distribuição de rendimentos agravou-se. A “neutralização” das políticas sociais e o aumento exponencial do desemprego registadas nos últimos três anos de governo PSD/CDS-PP justificam o “aumento das fragilidades sociais”, segundo defende o investigador Carlos Farinha Rodrigues.

Artigo | 3 de February

O vice-ministro da Reforma Administrativa, Giorgos Katrougalos, assegurou que “um Parlamento no qual o Syriza tem a maioria nunca ratificará” o acordo de comércio UE-EUA. “E esse será um presente não apenas para o povo grego, mas para todos os europeus”, avançou.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de February

Precisamos muito que a firmeza e clareza do novo governo grego seja acompanhada e apoiada. As eleições foram na Grécia, é certo, mas é em defesa dos povos da Europa que se levanta a voz do primeiro-ministro grego.