Vídeo Esquerda | 25 de January

Em direto na RTP, José Manuel Pureza insurgiu-se contra a cobertura da estação às eleições na Grécia, considerando-a "insultuosa para o povo grego" e o contrário do que deve ser o serviço público de televisão.

Artigo | 25 de January

No seu discurso de vitória, Alexis Tsipras, líder do Syriza, vencedor das legislativas gregas, afirmou este domingo que “o povo grego escreveu História” e “deixou a austeridade para trás”.

Vídeo Esquerda | 25 de January

Declaração de Catarina Martins sobre o resultado das eleições da Grécia.

Artigo | 25 de January

Catarina Martins anuncia que enviou uma mensagem a parabenizar Alexis Tsipras e o partido irmão Syriza, da Grécia, e sublinha que os gregos deram uma lição de democracia à Europa, ao escolher a alternativa.

Artigo | 25 de January

PASOK, que dominou a política grega durante mais de três décadas, deve ficar em 5º ou 6º lugar.

Artigo | 25 de January

No dia 26 de janeiro de 1926, os membros da Royal Institution assistiram, em Londres, à primeira emissão de televisão da história. Isso foi há 89 anos. Por António José André.

Artigo | 25 de January

00h02 - Praticamente 90% da votação apurada. O partido de Alexis Tsipras elege 149 deputados e o partido conservador do ainda primeiro-ministro Antonis Samaras 76. O Syriza fica a dois deputados da maioria absoluta e deverá procurar um parceiro de coligação. O To-Potami (centro-esquerda), que elegeu 16 deputados,  já se manifestou disponível a integrar um futuro governo liderado pelo Syriza. Em atualização.

Artigo | 25 de January

A reportagem do Esquerda.net visitou um dos muitos centros sociais que se organizam por iniciativa autónoma para responder aos efeitos da crise. São organismos que podem vir a ser o suporte para o governo do Syriza quando ele necessitar de entrar em confronto com as antigas estruturas. Por Catarina Príncipe, Nuno Moniz e Ricardo Sá Ferreira.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de January

O que está prestes a acontecer na Grécia é, a todos os níveis, histórico. Pela primeira vez na história da Europa, uma partido da Esquerda Radical está próximo, muito próximo, de vencer umas eleições legislativas, de formar governo e de executar o seu programa político.