Artigo | 21 de January

Em comunicado, o Bloco de Esquerda/Odivelas lamenta que o PS, ao contrário do que assumiu no Parlamento, venha agora promover a exploração dos desempregados e desempregadas do concelho, recorrendo aos Contratos de Emprego Inserção (CEI).

Artigo | 21 de January

Num email dirigido aos seus clientes, o banco de Fernando Ulrich diz que as eleições gregas estão a “assombrar os mercados acionistas”. A última restruturação da dívida grega, promovida pelo governo de Samarás com a troika, custou ao BPI 339 milhões de euros.

Vídeo Esquerda | 21 de January

Cecília Honório apresenta projeto de lei que elimina impossibilidade legal de adoção por casais do mesmo sexo.

Vídeo Esquerda | 21 de January

O esquerda.net entrevistou Vagilis Papadimitriou, um dos jornalistas da ERT, Emissora Nacional de Rádio e Televisão Grega. Encerrada pelo governo há 19 meses, continua a assegurar a emissão e produção de conteúdos informativos para toda a Grécia. Reportagem de Nuno Moniz e Catarina Príncipe.

Artigo | 21 de January

Raif Badawi foi condenado a 10 anos de prisão e mil chicotadas. O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) considerou que as chicotadas é um tipo de castigo “cruel e desumano”, que “é proibido pelo direito internacional dos direitos humanos, em particular pela Convenção Contra a Tortura, que a Arábia Saudita ratificou”. Por Thalif Deen, da IPS

Artigo | 21 de January

O Movimento Não TAP os Olhos faz nesta quarta-feira a sua apresentação, antecedendo a sessão de cinema às 21h no São Jorge em Lisboa, com a exibição do filme “Peço a palavra”, de Frank Capra. O movimento está também a convocar uma concentração para 31 de janeiro no aeroporto e admite promover referendo à privatização.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de January

Um homem com quatro décadas de um democrático "quero, posso e mando" não se confinará a um papel secundário numa bancada, mas até pode ter a confiança e o arrojo suficientes para um papel principal numa derrota anunciada.

Artigo | 21 de January

Faleceu esta terça-feira, vítima de doença súbita, um dos fundadores e dinamizadores do Bloco de Esquerda em Viseu.

Artigo | 21 de January

As eleições de domingo decidirão também sobre o futuro da empresa de informação pública grega. Reportagem de Nuno Moniz e Catarina Príncipe.

Artigo | 21 de January

No final da reunião com o Governo sobre a estratégia de segurança, Pedro Filipe Soares defendeu que "a única liberdade de circulação que deve ser colocada em causa é a dos capitais para os offshores".

Vídeo Esquerda | 21 de January

Catarina Martins apresenta a petição contra a austeridade e pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental.

Artigo | 21 de January

Apenas 34% dos estágios profissionais deram lugar a um emprego entre janeiro e novembro de 2014. A propaganda do Governo falava em 70%.

Artigo | 21 de January

O Syriza sublinha que constitui uma barreira contra a extrema-direita e assinala que não aceita “lições de moral de um partido que tem como representantes indivíduos “que pertencem a movimentos da extrema-direita, e mantêm laços estreitos com os líderes do partido neonazi Aurora Dourada”.

Artigo | 21 de January

Em discussão estará ainda a iniciativa bloquista que visa assegurar a igualdade de tratamento no registo da adoção, apadrinhamento civil e procriação medicamente assistida. “Insistiremos tantas vezes quantas forem necessárias para pôr fim a este absurdo e eliminar esta dupla limitação de direitos”, frisou a deputada Cecília Honório.

Artigo | 21 de January

Questionado sobre a ascensão da formação política liderada por Pablo Iglesias e a sua proposta de reestruturação da dívida, Olivier Blanchard, economista-chefe do Fundo Monetário Internacional, afirmou que o desemprego elevado contribuiu para a ascensão de partidos que “adotam posições populistas”. Christine Lagarde optou por deixar um alerta ao Syriza.

Artigo | 21 de January

O líder do Syriza acusou a Nova Democracia de promover um esforço derradeiro para criar alarmismo e terror. “O nosso programa político não vai ser anulado por qualquer aliança ou acordo pós eleitoral”, garantiu Alexis Tsipras esta terça-feira durante um comício em Thessaloniki.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de January

Se o que se pretende é proteger os cidadãos e as cidadãs e pugnar pelos seus direitos, qualquer que seja a sua condição e o lugar onde vivam, não reduzamos a coisa a uma questão militar ou de polícia.