Artigos Opinião Esquerda | 16 de January

Hoje a autodeterminação impõe-se pela recusa a uma política de austeridade que empobrece os remediados e enriquece os abastados.

Artigo | 16 de January

O tribunal avaliou a ação interposta pelos sindicatos e decidiu que deve ser revelado o número de contratados em regime de outsourcing na Segurança Social a assegurar funções de muitos trabalhadores que o governo ameaça despedir.

Artigo | 16 de January

João Semedo está a publicar no blogue Disto Tudo, da deputada Mariana Mortágua, extratos do despacho de arquivamento do caso dos submarinos. Reproduzimos neste artigo a nota prévia do deputado e a primeiro parte dos extratos selecionados.

Artigo | 16 de January

A partir do próximo domingo, a CP suprime 51 comboios por dia nos dias úteis, os que fazem o trajeto rápido entre as 10 e as 17 horas. Bloco de Esquerda acusa: “CP linha de Cascais – De redução em redução até à retirada total do serviço público!”

Artigo | 16 de January

O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS), que gere o dinheiro descontado pelos trabalhadores para as suas reformas, detém 20,3 milhões de ações da Portugal Telecom (PT), que adquiriu por 109,4 milhões de euros. Com a desvalorização da PT, essas ações valem menos de 14 milhões de euros, uma perda superior a 87%.

Event | 16 de January

2ª Conferência Internacional de Alternativas à Experimentação Animal
Organização: Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (www.spedh.com).
Ver evento de facebook.
Lisboa, Auditório 2 do Fórum Picoas.

Marcha e Comício: A austeridade é um roubo
Com Catarina Martins, Pedro Filipe Soares e Mariana Mortágua. Música de LBC Soldjah e Farra Fanfarra. Ver evento no facebook e cartaz.
Marcha – Lisboa, Chiado, 15h.
Comício – Lisboa, Intendente, 16h.

Cinema: "O Espírito de 45" de Ken Loach
Entrada gratuita. Depois do filme haverá debate com Luís Reis Torgal e Joaquim Feio. Organização: SOS Racismo. Mais informações.
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Artigo | 16 de January

A Assembleia da República aprovou por unanimidade o voto proposto pelo Bloco de Esquerda de condenação da prisão e punição de Raif Badawi, condenado na Arábia Saudita a 10 anos de prisão e mil chicotadas, por “'violação dos valores islâmicos', 'propagação do pensamento liberal' e por hipotética ridicularização das autoridades islâmicas do país”.

Event | 16 de January

2ª Conferência Internacional de Alternativas à Experimentação Animal
Organização: Sociedade Portuguesa para a Educação Humanitária (www.spedh.com).
Ver evento de facebook.
Lisboa, Auditório 2 do Fórum Picoas.

Congresso No Coração do Mundo: Ciências em Rede num Mundo Global
Com Noam Chomsky, Alcir Pécora, José Mariano Gago e Daniel Innerarity.
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

Iniciativa “Solidários com a Grécia – Por uma alternativa à austeridade”
A entrada é livre para esta noite de teatro, testemunhos e música com Afonso Dias, Amélia Muge, Rogério Charraz, Francisco Fanhais, Michales Loukovikas e os alunos da Escola de Música do Conservatório. Promovido pela Associação José Afonso, o Congresso Democrático das Alternativas, a Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida, a organização não-governamental CIDAC e a associação ATTAC Portugal. Ver cartaz.
Lisboa, Fórum Lisboa, 21h.

Vídeo Esquerda | 16 de January

Argiris Panagopoulos, jornalista do diário Avgi e militante do Syriza, falou ao esquerda.net sobre a campanha eleitoral na Grécia e o rumo do Syriza.

Vídeo Esquerda | 16 de January

No debate quinzenal com o primeiro-ministro no Parlamento, Catarina Martins confrontou-o com o prejuízo para o país que representa a venda da PT, a privatização da TAP, os despedimentos na Segurança Social e o caos nos serviços de urgência hospitalar.

Artigo | 16 de January

Catarina Martins questionou o primeiro-ministro sobre a indicação de voto aos acionistas da PT sob controlo público. Passos Coelho respondeu que não fará nada para impedir a venda da PT à Altice.

Artigo | 16 de January

A ironia é brutal: os que promovem a guerra contra o terror e os que semearam o terrorismo por todos os cantos do mundo estão a tentar apropriar-se dos ataques. A tragédia no Charlie Hebdo não é parte dessa farsa chamada guerra contra o terror, nem de um suposto choque de civilizações. Por Alejandro Nadal

Artigo | 16 de January

A companhia aérea deixará também de efetuar o transporte de carga e correio ainda este ano. O Bloco de Esquerda dos Açores critica e não aceita.