Artigo | 29 de December

A guerra de preços desencadeada pela Arábia Saudita e por outros poderosos membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai continuar e poderá recrudescer. Por Alejandro Nadal

Artigo | 29 de December

O atual Presidente da República, Cavaco Silva, que era então o primeiro-ministro do governo da maioria PSD, tinha assumido em mãos o encerramento das minas do Pejão e o consequente desemprego de 500 trabalhadores. A irónica marcação da inauguração do monumento de homenagem ao Mineiro, enfureceu ainda mais os trabalhadores das minas do Pejão, uma vez que se tratava de uma festa no dia em que iam ficar sem emprego... Por José Lopes.

Artigo | 29 de December

Depois de o FMI anunciar esta segunda-feira a suspensão do pagamento da sexta tranche financeira, o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, veio a público afirmar que “os gregos não têm alternativa” às políticas de austeridade.

Dia de Luta pelo IP8, IP2 e Estradas Regionais
Organização: IMBAL – Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, NERBE/AEBAL – Núcleo Empresarial da Região de Beja, Turismo do Alentejo, ERT e ACSTDB – Associação de Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja.
Beja, junto ao Espelho de Água / Parque da Cidade, 11h.

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - COM UM V NA VOLTA
Um concerto com velhos e novos amigos que teimam na construção de outra cultura, de partilha, liberdade e resistência.
Lisboa, Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, 22h.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - A greve (1925), de Sergei Eisenstein
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 19h.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - Oficina de projecção em 16mm com Maximino Santos; Filme: Pas de deux (1968), de Norman McLaren
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - Filmes: As Sereias (2001), de Paulo Rocha; António Palolo: ver o pensamento a correr (1995), de Jorge Silva Melo; A piscina (2004), de Iana Ferreira e João Viana.
Lisboa, Casa da Achada, 17h.

Exposição: Más Caras e outras carantonhas, de Delphim Miranda
Mais informações.
Coimbra, Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, 20h45.

Sessão: Grécia - viragem na Europa?
Com José Manuel Pureza. Ver cartaz.
Leiria, Biblioteca Municipal, 21h30.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - A propos d'une rivière (1955), de Georges Franju; Portugal's men of the sea (1968), de George Sluizer
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 19h.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - Sois belle et tait-toi (1958), de Marc Allégret
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 21h30.

Exibição do filme “Peço a palavra”, de Frank Capra
Organização: Movimento Não TAP os Olhos (NTO). A anteceder esta sessão de cinema, pelas 21:00, será apresentada à sociedade civil portuguesa o Movimento NTO.
Lisboa, Cinemas São Jorge, 21h30.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - Milou en mai (1990), de Louis Malle
Lisboa, Cinemateca Portuguesa.

Cinema: Francesca, de Bobby Paunescu
Mais informações.
Coimbra, Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, 21h30.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - La Bandera (1935), de Julien Duvivier
Lisboa, Cinemateca Portuguesa, 21h30.

Event | 29 de December

Casa da Achada e Cinemateca lembram Vitor Ribeiro, Maçariku - Modos de Fazer e pensar
Filmes e conversa com quem fez e participou
Projecção de Viver, Aprender e Trabalhar na Península de Setúbal (1997), de Eduarda Dionísio, João Carlos Louçã e Vítor Ribeiro + excertos de entrevistas a Francisco Castro Rodrigues, feitas por Eduarda Dionísio e Vítor Ribeiro.
Lisboa, Casa da Achada, 17h.

Conferência: Palestina: Colonialismo, Racismo e Resistência
Com intervenções de António Guerreiro, António Louçã, Boaventura Sousa Santos, Bruno Peixe Dias, Carlos Vidal, Inês Espírito Santo, Nuno Teles, Renato Teixeira, Shahd Wadi, Wissam Al-Haj.
Ver evento no facebook.
Lisboa, Atelier Real (Rua Poço dos Negros, 55), 10h.

Sessão: Grécia – viragem na Europa?
Com Catarina Martins, Argiris Panagopoulos (jornalista do diário do Syriza), Pedro Filipe Soares, Alfredo Barroso e José Neves. Ver cartaz.
Lisboa, auditório Liceu Camões, 17h.

Sessão: “Somos todos Charlie e a liberdade que se conquista”
Ana Luísa Rodrigues - membro dos órgãos Sociais eleitos do Sindicato dos Jornalistas e Mamadou Ba - dirigente da associação SOS Racismo. Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB (R dos Anjos 12F), 21h.

Projeção do filme: Mudar de Vida. José Mário Branco, vida e obra
Ver página do filme.
Aveiro, Auditório do Mercado Negro (R João Mendonça, nº 17), 17h.

Artigo | 29 de December

Fundo Monetário Internacional não gostou de ver o Governo liderado por Antonis Samaras cair, tendo decidido suspender o pagamento da sexta tranche até à formação de um novo executivo na Grécia.

Artigo | 29 de December

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima registou mais de 90 000 crimes de violência doméstica e 5700 de crimes sexuais. A maioria das vítimas são mulheres e os crimes ocorrem geralmente no seio do núcleo familiar.

Artigo | 29 de December

O candidato proposto pelo Governo de Samaras voltou a não ser eleito pelo parlamento grego. Stavros Dimas recolheu apenas 168 votos dos 180 necessários. Eleições devem ser marcadas para 25 de janeiro, Syriza é favorito.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de December

Mark Udall, o senador democrata do Colorado, vai deixar o seu cargo esta semana, mas poderá ter ainda por diante a sua tarefa mais importante como senador.

Artigo | 29 de December

A porta-voz nacional do Bloco considerou esta segunda-feira que “as políticas de austeridade” serviram para “dar mais a quem já tem quase tudo” e que o Governo está “em final de prazo”, estando por isso na “na hora de mudar de vida”. Catarina Martins referiu-se ainda ao Podemos e ao Syriza como sinais de "esperança" e "de desobediência de quem rejeita a chantagem da dívida e a austeridade que destroem a democracia".