Artigo | 2 de December

O presidente do Uruguai considera que o sistema político está “bastante doente”, tendo perdido a credibilidade. Para o ex-guerrilheiro tupamaro, o Podemos constitui uma esperança para todos aqueles e aquelas que deixaram de acreditar em quem os governa.

Artigo | 2 de December

Os tripulantes da TAP fizeram nesta terça-feira o quarto dia de greve. Nuno Fonseca da direção do sindicato disse que “a adesão está muito elevada, perto dos 100%” e acusou a administração da empresa de ter uma posição de “de má-fé” e de destruição da companhia.

Artigo | 2 de December

Poluição, pesca industrial predatória e acidificação estão a devastar a vida marinha. Há saída: deixar de ver oceanos como “terra de ninguém”, sujeita à exploração dos mais fortes. Por Christophe Ventura.

Fórum Precariedade e Desemprego - Construir alternativas, conquistar direitos
Lisboa, Voz do Operário, 11h30.

Artigo | 2 de December

As ações do Banco não se resumem a uma sucessão de erros ou de maus atos. Pelo contrário, fazem parte de uma visão coerente, teórica e conceptual, que se ensina doutamente na maioria das universidades, sustentada por centenas de livros de economia do desenvolvimento. Por Eric Toussaint.

Artigo | 2 de December

Um oficial da Polícia Nacional tirou o telemóvel a Laurinda Gouveia, de 26 anos, e outro deu-lhe uma bofetada. Arrastaram-na pelos cabelos, por poucos metros, até a um patrulheiro da Polícia Nacional. Laurinda cometera um crime de lesa-pátria ao tentar manifestar-se para exigir a demissão do presidente José Eduardo dos Santos. O que se segue é o seu calvário. Artigo de Rafael Marques.

Conferência: The Fretilin Paradox
Com o Prof. David Hicks - Universidade de Nova Iorque.
Lisboa, ICS, Sala Polivalente, 15h.

Exposição: Más Caras e outras carantonhas, de Delphim Miranda
Mais informações.
Coimbra, Bar do Teatro da Cerca de São Bernardo, 20h45.

Sessão: Grécia – viragem na Europa?
Com Catarina Martins, Argiris Panagopoulos (jornalista do diário do Syriza), Ana Luísa Amaral e José Soeiro. Ver cartaz.
Porto, sala 2 Hardclub, 21h30.

Artigo | 2 de December

A deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Ponta Delgada acusa o PS e o PSD – que chumbaram a proposta bloquista para a realização de um referendo em Ponta Delgada ao projeto de incineração previsto para São Miguel – de tomarem decisões de forma unilateral sem quererem ouvir as pessoas.

Artigo | 2 de December

A eurodeputada do Podemos, Teresa Rodriguez, e Diego Cañamero, porta-voz do Sindicato Andaluz de Trabalhadores, visitaram nesta segunda-feira famílias que não tinham habitação e ocuparam casas vazias em Sanlúcar de Barrameda, na Andaluzia.

Artigo | 2 de December

Catarina Martins apresentou na TSF três questões essenciais para uma alternativa ao governo PSD/CDS-PP: desvinculação do Tratado Orçamental; reestruturação da dívida pública; devolução do que foi tirado às pessoas.

NÃO À PACC! - CONCENTRAÇÃO
Lisboa, Escola Secundária D. Pedro V (Perto de Sete Rios, Estrada das Laranjeiras), 13h30.

Conferência: A pluralidade das ordens de grandeza e de valor e os dispositivos de mercados contemporâneos
Por Maria Paula Abreu. Entrada livre.
Coimbra, sala 3.5 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 17h30.

Jantar Convívio do Bloco de Esquerda
Com Catarina Martins. Inscrições até às 18h de 17 Dez: [email protected] | 22 200 28 51 ou 92 751 61 73. Ver evento no facebook.
Rebordosa, Restaurante O Camponês, na Rua de Suíde, 46, 20h.

Tertúlia sobre o livro “Todas as Vozes - A diversidade e os media" - da autoria dos jornalistas Ana Cristina Pereira e Mike Jempson, com fotografia de Paulo Pimenta e edição do SOS Racismo
Conta com a presença da autora, Ana Cristina Pereira, e dos jornalistas José Queirós e Joaquim Fidalgo.
Porto, café da Embaixada Lomográfica do Porto, no n.º 121, Praça Carlos Alberto, 21h30.

Event | 2 de December

Seminário de História: Exílio e antifascismo nos anos 30. A inserção dos exilados portugueses no movimento antifascista europeu
Com Cristina Climaco - Université de Paris VIII.
Lisboa, ICS, Sala Polivalente, 15h.

Conferência: A Sociedade de Austeridade – A exceção como categoria político-jurídica
Por António Casimiro Ferreira. Entrada livre.
Coimbra, sala 3.5 da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, 17h30.

Fórum Precariedade e Desemprego - Construir alternativas, conquistar direitos
Sessão: Precariado: mutações no trabalho e na classe trabalhadora. Organização: Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis. Ver evento no facebook.
Lisboa, Mob-Espaço Associativo – Rua dos Anjos 12F, 21h30.

"Tempos Difíceis. As pessoas falam sobre a sua vida e o seu trabalho"
Apresentação de uma coletânea de textos de investigadores sociais, seguida de debate com Ana Luísa Rodrigues, Bruno Monteiro, Francisco d’ Oliveira Raposo e Nuno Domingos. Participação do Grupo de Teatro Comunitário da Casa da Achada e do Coro da Achada. Org: Le Monde Diplomatique/Outro Modo. Ver cartaz.
Lisboa, Casa da Achada - Centro Mário Dionísio, 21h30

Apresentação do Projecto Troika
Mais informações.
Porto, Edifício AXA, 21h30.

Vídeo Esquerda | 2 de December

Pablo Iglesias falou ao esquerda.net sobre as linhas orientadoras que levaram o Podemos à posição de disputar o próximo governo de Espanha.

Blogosfera | 2 de December

As comissões de inquérito já não são novidade para ninguém. (...) Difícil é fazer sentido de todas as descobertas, ligar todos os pontos e minúsculas informações para que, no fim, seja finalmente possível explicar – ainda que em versão simplificada – o que é que aconteceu com o BES/GES.
Este espaço não existe, em princípio, para impor narrativas ou interpretações. Mas não pode ser também uma soma de fragmentos, meras traduções técnicas. O fio do raciocínio que junta todas as pontas soltas é, quase sempre, o produto de uma leitura pessoal (…)
Dito isto, o que é que pode constituir um guia (ou índice) de leitura para a Comissão de Inquérito? Aqui fica uma humilde tentativa, sem prejuízo de permanentes acrescentos e alterações (...)
Por Mariana Mortágua em distotudo.wordpress.com

Artigo | 2 de December