You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 2 de October

Na Segurança Social, os cidadãos outrora “utentes”, “alunos” ou “beneficiários” passam a ser “clientes” do Estado. 

Artigo | 2 de October

Occupy Central não é tanto uma luta pela democracia como uma luta pela justiça social. Em Hong Kong não há direito de negociação coletiva, não há subsídios de desemprego nem pensões de reforma. A semana de trabalho média é de 49 horas. Nunca pudemos votar – nem durante os 17 anos de domínio colonial chinês, nem antes durante os cem anos de domínio colonial britânico. Por Ming Chun Tang

Artigos dossier | 2 de October

Com as eleições deste domingo, termina uma campanha eleitoral cheia de surpresas, marcada pelas fulgurantes ascensão e queda da candidata Marina Silva. A atual presidente Dilma Rousseff vencerá o 1º turno, e disputará o 2º com Marina ou com Aécio Neves. Neste dossier, organizado por Luis Leiria, recordamos a campanha, falamos sobre o financiamento dos candidatos e damos voz aos representantes da esquerda socialista. Concluímos com uma polémica sobre o papel dos governos do PT.

Artigo | 2 de October

Trabalhadores das autarquias manifestaram-se nesta quinta-feira em frente ao conselho de ministros, exigindo que o governo publique os acordos coletivos, já assinados entre os sindicatos e a esmagadora maioria das câmaras, para a manutenção das 35 horas semanais.

Artigo | 2 de October

Segundo a associação de amas, a proposta do governo, que será debatida nesta quinta-feira no parlamento, “vai impor a obrigatoriedade dos falsos recibos verdes e desvincular da Segurança Social as amas com quem trabalha diretamente”. A associação denuncia que a rotura do serviço de amas, “está a deixar sem apoio muitas crianças em todo o país”.

Artigo | 2 de October

Poucas pessoas se oporiam a uma sólida resposta dos Estados Unidos à crise de ébola, mas a natureza militarizada do plano da Casa Branca apresenta-se no contexto de uma militarização mais extensa liderada por Washington na região. Por Joeva Rock.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de October

O Governo anda desavindo com os portugueses como alguns casais no limite da ruptura. É curioso como alguns ministros ensaiam teses sobre a humildade (e raridade, imagine-se!) do seu pedido de desculpas mas não ousam pedir perdão.