You are here

Pesquisar

Artigos dossier | 29 de March

A falta de reação do governo de João Goulart e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Sem conseguir articular os militares legalistas e desistindo do confronto, Jango exilou-se no Uruguai. Por Celso Castro, artigo publicado no site do CPDOC da Fundação Getúlio Vargas

Artigos dossier | 29 de March

A renúncia de Jânio Quadros, a instauração do parlamentarismo, a posse de João Goulart, o comício da Central do Brasil, a marcha da Família com Deus e pela Dignidade: antecedentes do golpe.

Artigos dossier | 29 de March

A discussão sobre o sentido profundo do golpe militar de 1964, quando cumpre meio século, constitui indiscutivelmente caminho seguro para o melhor entendimento dos dias atuais. Por Mário Maestri, Correio da Cidadania.

Artigos dossier | 29 de March

Aos 50 anos do golpe que derrubou o governo de João Goulart, a verdade sobre o que aconteceu no país começa, aos poucos, a se desenterrar. Por Eric Nepomuceno, Página/12

Artigos dossier | 29 de March

Um grande negócio para o grande capital, é como se pode sintetizar a ditadura de 1964 a partir de sua história. Mas as visões relativizadoras do golpe e da ditadura procuraram deslocar a sua explicação da problemática do capitalismo. Por Demian Melo

Artigos dossier | 29 de March

Quatro anos depois do golpe militar, em dezembro de 1968, ocorreu o endurecimento da ditadura para enfrentar a crescente mobilização popular: é editado o Ato Institucional nº 5, que constitui uma espécie de “golpe dentro do golpe”. O jornalista Cid Benjamin, autor do livro “Gracias a la vida: Memórias de um militante”, descreve o contexto e analisa as consequências do AI-5. Por Vivian Virissimo, Brasil de Fato

Artigos dossier | 29 de March

Os métodos de tortura utilizados pelo regime militar eram tão cruéis que levavam à morte os torturados ou deixavam-nos loucos. Por Mateus Ramos, Adital

Artigos dossier | 29 de March

Aos 76 anos e sem mostrar o menor arrependimento, o coronel reformado Paulo Malhães admitiu que torturou, assassinou e desfigurou cadáveres de militantes numa “Casa da Morte” clandestina criada pelos órgãos da repressão em Petrópolis, Rio de Janeiro.

Artigos dossier | 29 de March

Presidente deposto pelo golpe militar de 1964 morreu em 1976, na Argentina, oficialmente de enfarte; mas suspeita-se que tenha sido vítima de envenenamento praticado no quadro da Operação Condor. Por Alejandro Rebossio, El País

Artigos dossier | 29 de March

“Acha aconselhável que façamos uma intervenção militar?”, perguntou John Kennedy, 46 dias antes de ser assassinado, numa conversa com Lincoln Gordon, o embaixador americano no Brasil.  

Artigos dossier | 29 de March

Mercedes, Volkswagen, Bayer, Siemens e Mannesman foram algumas das empresas que financiaram e se beneficiaram com a ditadura. Por Américo Gomes, da Comissão de Presos e Perseguidos Políticos da Ex-Convergência Socialista.

Artigo | 29 de March

A eurodeputada Marisa Matias definiu a sua ideia de “desobedecer à austeridade” como a necessidade de romper com o círculo político vicioso que tem sido a resposta à crise e de desobedecer às instituições de Bruxelas, juntando as forças que “não têm estado de joelhos” perante as imposições da União Europeia.

Artigo | 29 de March

Os autores do manifesto “Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente” promovem uma petição que visa a aprovação de "uma resolução, recomendando ao Governo o desenvolvimento de um processo preparatório tendente à reestruturação honrada e responsável da dívida". Inúmeras personalidades já aderiram à iniciativa, entre as quais Seixas da Costa, Jorge Miranda, D. Januário Torgal, Pacheco Pereira, Jacinto Lucas Pires e Barata Moura.

Artigos dossier | 29 de March

A oposição feroz entre os grandes grupos de comunicação e a censura na ditadura militar é só a imagem que os grandes meios de comunicação querem projetar de si mesmos. Por Caio Hornstein, Carta Maior

Artigos dossier | 29 de March

Brevíssimas reflexões sobre as esquerdas brasileiras, nos 21 anos de ditadura militar (1964-1985). Por Carlos Vianna.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de March

Segundo o projeto da REN, o concelho de Barcelos será atravessado por uma linha de muito alta tensão (400Kv, o dobro da normal em Portugal) e para tal será construído um corredor de torres de suporte e conexão da linha. Tudo isto seria aceitável não fora os problemas que acarreta.

Artigo | 29 de March

Numa entrevista ao jornal Expresso, publicada este sábado, o presidente da Comissão Europeia defende que “o consenso no próximo ciclo em Portugal é fundamental”. “Não queira saber como me sinto orgulhoso quando ouço dizer que Portugal tem sido um grande êxito, tem sido um exemplo”, avançou ainda Durão Barroso.

Artigo | 29 de March

Durante uma sessão pública em Santa Maria da Feira, que teve lugar esta sexta feira, Catarina Martins afirmou que Cavaco Silva é "o homem que tem apelado ao consenso para que a austeridade se mantenha”. A eurodeputada Marisa Matias acusou Durão Barroso de querer “garantir o seu futuro apesar de ter destruído o futuro dos cidadãos e das cidadãs que vivem no espaço europeu”.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de March

Da grande promessa programática de 2011 - empobrecer o País para o "tirar desta situação" -, o Governo cumpriu a parte mais fácil: empobrecer os pobres e trazer para a pobreza os remediados. Aos ricos ajudou a que ficassem mais ricos.

Artigo | 29 de March

Andreas Mölzer, eurodeputado e cabeça de lista às eleições europeias do partido de extrema direita Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), afirmou, durante um comício em Viena, que, na UE, só os alemães e os austríacos é que cumprem horários.

Pages