Há dez anos o programador e ativista genial pelo acesso livre à internet foi encontrado morto quando era processado por ter descarregado milhões de artigos científicos do JSTOR. Nessa altura, Rafael A. F. Zanatta lembrou a vida de quem via no conhecimento compartilhado caminho para superar a mesquinhez capitalista.

Artigo

Sabíamos que corríamos riscos, mas não estávamos à espera daquela morte. Quando parámos, não conseguíamos suportar. Uma coisa é estar-se numa manifestação sob o efeito da adrenalina, outra é quando pára. Fica-se desconcertado e era como nós estávamos. A reacção não foi só nossa. Foi uma reacção geral dos estudantes e da população. Por Aurora Rodrigues, extrato do livro “Gente comum: uma história na PIDE”.

Artigos dossier

Para acompanhares todas as novidades do Bloco de Esquerda e do portal, basta adicionares o número +351 969 764 986 aos teus contactos telefónicos e enviares-nos, através do Whatsapp, uma mensagem com a palavra “subscrever”.

Artigo

Neste artigo trato brevemente da relação entre a crise estrutural e as ameaças recentes contra o Estado Social e, em particular, da forma como diversas correntes do liberalismo moderno, incluindo Hayek ou os ordoliberais, abordaram a questão da relação entre a democracia e o funcionamento do Estado. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier

Quando decorrem 75 anos da libertação dos prisioneiros dos campos de concentração e de extermínio nazis de Auschwitz-Birkenau, republicamos este artigo de Mário Tomé, que foi publicado em 1 de fevereiro de 2015.

Artigo

A queda do muro tem um significado muito especial: é a vitória da lenta, persistente e tantas vezes ignorada resistência contra a opressão; é a derrota da alienação ideológica perante a materialidade irresistível dos interesses mais profundos das sociedades e dos indivíduos. É a demonstração irrevogável de que o socialismo não pode existir sem democracia e sem a maior liberdade individual. Texto de Mário Tomé.

Artigos dossier

O socialismo só pode ser o contrário do Muro: liberdade contra a censura, responsabilidade contra o controlo sindical, todos os direitos sociais, incluindo o pluripartidarismo, a liberdade de formar sindicatos ou de fazer greve. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier
Texto de Miguel Cardina de apoio ao debate “50 anos da crise académica”, que terá lugar no Fórum Socialismo 2019, no domingo, 1 de setembro, às 14h30 horas, no Porto.
Artigos dossier

O Esquerda.net republica este artigo de dezembro de 2013. À época, o presidente falava da estatura moral e da universalidade do legado do líder sul-africano; mas em 1987, quando era primeiro-ministro, Portugal votou, ao lado dos EUA de Reagan e do Reino Unido de Thatcher, contra uma resolução que exigia, entre outras coisas, a libertação de Mandela.  

Artigo

Estas imagens do arquivo da RTP mostram a explosão de liberdade poucos dias após o 25 de Abril, numa manifestação histórica para o país e o movimento dos trabalhadores.

Vídeo Esquerda