You are here

Pesquisar

Artigo | 22 de November

Familiares dos 43 estudantes desaparecidos percorreram o país em três frentes até se concentrarem numa gigantesca manifestação na capital mexicana. Neste dia 20, houve manifestações em muitas cidades do país e do mundo. Está colocada a possibilidade do fim do governo Peña Nieto.  

Artigo | 28 de October

Manifestação vem provar que a luta pela democracia continua viva, apesar do impasse político a que chegaram as negociações entre o governo de Hong Kong e os estudantes.

Artigo | 20 de October

Manifestantes de Hong Kong demonstraram não apenas resistência como também criatividade. Polícia conseguiu destruir barricadas, mas não teve força para acabar com as três ocupações que se mantêm e, pelo menos num caso, os polícias foram forçados a retirar-se.

Artigo | 15 de October

Sucedem-se os protestos contra o massacre dos estudantes, praticado pela polícia e por um grupo mafioso na localidade de Ayotzinapa, estado de Guerrero.

Artigo | 13 de October

Entrevistado em exclusividade pelo Esquerda.net, através da Internet, em 13 de outubro, o socialista Pasha, membro do Socialist Action, explica a natureza do atual movimento em Hong Kong e dá a sua opinião sobre o atual estágio de luta.

Artigo | 10 de October

Denúncia de corrupção envolvendo o governador, somada ao cancelamento da reunião de negociação, foi o combustível que moveu a multidão para as ruas outra vez. Manifestantes voltam a armar as tendas nas ruas, indicando a sua disposição de prosseguir a Revolução das Sombrinhas.

Artigo | 1 de October

No dia do aniversário da revolução chinesa de 1949, as autoridades fazem uma cerimónia-relâmpago perante o repúdio de milhares de manifestantes, que exigem democracia e a demissão do governador de Hong Kong.

Artigo | 28 de May

População de um bairro da Cidade do México enfrenta a polícia para impedir uma obra que pretendia ampliar o sistema de abastecimento de água destinado a beneficiar um centro comercial.

Artigo | 25 de May

Prisão dos líderes do governo deposto, de políticos “vermelhos” e mesmo “amarelos” a censura aos meios de comunicação, a proibição de críticas sociais, são apenas o começo de uma ditadura que tudo indica veio para durar.

Artigo | 21 de May

Tropas ocuparam todas as principais cidades do país e decretaram a lei marcial, impedindo também as transmissões pelos canais de televisão. O general Prayuth é quem controla a situação.

Artigo | 21 de May

Yeom Ho-seok pôs fim à vida para denunciar as condições laborais e os ataques aos sindicatos praticadas pela gigante multinacional. Polícia reprimiu o velório e raptou o corpo do sindicalista. A Samsung mantém há cerca de 75 anos uma política de “não sindicalização”.

Artigo | 19 de May

O Partido Bharatiya Janata, de direita nacionalista, inflige uma dura derrota na dinastia política dos Nehru-Gandhi, mas deverá implementar a nível nacional uma política neoliberal baseada em austeridade, privatizações e mais aperto sobre os salários dos trabalhadores indianos.

Artigo | 18 de May

Disputa entre Vietname e China sobre área que possui grandes reservas de petróleo, nas proximidades das ilhas Paracel, desencadeia crise entre os dois países e provoca manifestações de vietnamitas contra a comunidade e empresas chinesas.

Artigo | 17 de May

Principal objetivo é lutar contra o narcotráfico, que controla a sociedade mexicana. Anúncio foi feito pelo poeta Javier Sicilia, e a frente contará com o principal líder do movimento de autodefesa, e também ativistas, advogados, padres e até ex-militares.

Artigo | 12 de May

População protesta contra a construção de uma central incineradora de lixo e entra em confronto com a polícia. Cresce a onda de greves na província de província de Guangdong, o coração industrial chinês.

Artigo | 10 de May

Detidos pelo menos cinco destacados ativistas ligados à denúncia do massacre de Tiananmen e uma jornalista. Acusações são divulgar “segredos de Estado”, participar de um seminário sobre Tiananmen ou pedir autorização para realizar um protesto na ocasião.

Artigo | 6 de May

A influência dos narcos nas instituições governamentais chegou a tal ponto que é impossível discernir entre estado e narcotráfico, o que fez com que a população mexicana perdesse a confiança de que o Estado possam defendê-la da guerra das drogas que engolfa o país.

Artigo | 28 de April

Demissão de Chung Hong-won, que procurou aplacar um pouco a fúria contra o governo, põe em evidência o contraste entre a sua atitude e a de Passos Coelho ou de Mariano Rajoy.