Artigo | 5 de November

A tomada de consciência de que o Estado não representa os interesses da população, mas sim os interesses financeiros e empresariais entrelaçados, deu origem ao movimento dos Indignados. A maturidade desse movimento foi a causa do surgimento do Podemos.

Artigo | 4 de June

Nunca antes, durante o período democrático, o Estado espanhol tinha perdido tanta legitimidade. Hoje, a rejeição da população às instituições democráticas e à classe política é generalizada. O famoso lema do movimento 15-M “Não nos representam” converteu-se num slogan generalizado.

Artigo | 1 de June

Hoje, uma das opções políticas, que canalizam mais o descontentamento popular e, muito em particular, o da classe trabalhadora, é a da ultradireita, tal como estamos a ver em vários países. O caso da França é claro. Artigo de Vicenç Navarro.

Artigo | 8 de May

Este artigo mostra que a principal causa do crescimento das desigualdades se deve à influência que o mundo do capital exerce sobre os Estados, maior que a que tem o mundo do trabalho, o que determina que os lucros do primeiro se realizem à custa dos salários dos segundos, com uma enorme concentração dos rendimentos do capital.

Artigo | 29 de March

A relação de poder entre as forças do capital, por um lado, e as forças do trabalho, por outro, é determinante na distribuição dos rendimentos de um país. A evidência de que isto é assim é esmagadora, contudo, o leitor raramente lê-lo-á nos maiores meios de informação.

Artigo | 4 de March

Este artigo assinala a transformação do cantor e músico Bob Dylan nos EUA, que passou de voz crítica do establishment norte americano e do seu chauvinismo a um dos seus porta-vozes.

Artigo | 30 de January

O nível técnico dos seus trabalhos é, em geral, e com notáveis exceções, de muito escassa qualidade e impermeáveis aos dados que mostrem o contrário do que defendem. Sem falar na incoerência entre o que o FMI impõe e o que faz na sua própria casa.