You are here

Pesquisar

Artigo | 27 de September

Os “fundos abutre” são a versão extrema do capitalismo financeiro, a vanguarda quem tem atrás os batalhões que se chamam Goldman Sachs, Santander, J.P. Morgan, BBVA, City Bank, etc. Discurso de Éric Toussaint no Seminário Internacional “Alternativas ao imperialismo financeiro e aos fundos abutres”, em Caracas (Venezuela), no dia 12 de agosto de 2014.

Artigo | 8 de September

As decisões tomadas pelo BCE não vão melhorar a situação económica, não vão permitir gerar mais emprego, nem melhorar as condições de vida da população da Zona Euro. O rumo do BCE mantém-se firme: apoio total aos grandes bancos e ao patronato, contra a esmagadora maioria da população. Por Eric Toussaint.

Artigo | 6 de September

É interdito ao BCE e aos bancos centrais que fazem parte do euro-sistema concederem crédito às administrações públicas. Os governos da Zona Euro podem contornar parcialmente esta proibição, pedindo empréstimos aos bancos públicos (nos países em que estes ainda existam) mas até hoje sempre recusaram pôr em prática essa possibilidade.

Artigo | 2 de September

Desde a sua origem até aos dias de hoje, o presidente do Banco Mundial é um cidadão dos Estados Unidos, proposto pelo governo do país. Os membros do Conselho de Governadores ratificam apenas o candidato proposto pelos Estados Unidos. Trata-se de um privilégio que não consta nos estatutos do Banco. Por Éric Toussaint.