Artigo | 3 de June

Nos últimos meses, recebemos aulas instrutivas sobre a natureza do poder do Estado e as forças que impulsionam a sua política. E sobre um assunto intimamente relacionado: o subtil e diferenciado conceito da transparência. O poder não se deve expor às claras. Edward Snowden converteu-se no criminoso mais procurado por não entender esta máxima essencial. Artigo publicado em La Jornada.

Artigo | 3 de June

A evolução de uma política de imigração e de controlo das fronteiras na Grécia, bem como a sua dependência dos fundos da União Europeia (UE), promoveu nesse país uma agenda que foi decidida por cima das leis nacionais, ajustou-se aos interesses do bloco europeu e não teve em conta em conta o sofrimento humano. Por Apostolis Fotiadis, da IPS.

Artigo | 3 de June

Com a sua abdicação, Juan Carlos não presta um serviço a Espanha. Oferece à casta política um tempo precioso para responder à voz cidadã que, numa percentagem importante da população, disse basta de não nos consultarem, queremos um referendo para dizer soberanamente se continuamos como monarquia ou fundamos a terceira República.

Artigo | 3 de June

Entidades representativas de trabalhadores enviaram carta aberta à Federação Internacional de Futebol (Fifa) contra o facto de a rede de restaurantes McDonald’s ser uma das patrocinadoras da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Por Carolina Sarres, da Agência Brasil

Artigo | 3 de June

As praças das principais cidades de Espanha encheram-se de pessoas pedindo o fim da monarquia e exigindo um referendo. O apelo para as manifestações foi feito por Izquierda Unida, Podemos, ERC, Equo e outras forças e coletivos de esquerda. Petição pelo referendo à monarquia ultrapassou já as 160.000 assinaturas.