Artigo | 31 de May

Em entrevista ao Correio da Cidadania, a coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Jussara Basso, diz que os dias que nos separam do início do Mundial de Futebol são cruciais para conseguirem negociar as suas reivindicações com a força e o apoio dos protestos na rua.

Artigo | 31 de May

As palavras são do economista Yanis Varoufakis, a propósito da declaração do líder do Syriza e candidato do PEE à liderança da Comissão. Leia aqui a declaração de Alexis Tsipras a defender que o candidato do partido vencedor deve ser o primeiro nome proposto pelos chefes de governo para se submeter ao voto dos eurodeputados.

Artigo | 30 de May

Na passada quarta feira, Alexis Tsipras frisou, durante uma entrevista concedida à Bloomberg, que a Syriza é “uma força pro-europeia que quer transformar a Europa, e não desmantelá-la”. O líder da Syriza afirmou ainda que “a austeridade levou à criação de monstruosidades políticas”, dando o exemplo da Frente Nacional francesa, de Marine Le Pen, e do Partido da Liberdade do Reino Unido, de Nigel Farage.

Artigo | 29 de May

A forma permissiva com que as autoridades dos principais países industrializados tratam a manipulação das taxas de juro demonstra às claras que a nova doutrina "demasiado grande para ser condenado" se aplica a grande escala.

Artigo | 29 de May

O parlamento basco aprovou uma proposta, apresentada pelo EH Bildu e votada favoravelmente pelo PNV, que declara: "O País Basco tem o direito à autodeterminação e esse direito está no poder dos seus cidadãos para decidir livre e democraticamente o seu estatuto político."

Artigo | 29 de May

Mais de 700 pessoas, na sua maioria de origem síria, afegã e eritreia, estavam a viver em campos improvisados em Calais, na França, em condições sanitárias catastróficas. O governo francês decidiu desmantelar os campos e expulsar as pessoas. A Amnistia Internacional e outras associações denunciam os graves efeitos da expulsão e uma “política que desrespeita a dignidade das pessoas e não trará qualquer solução”.

Artigo | 29 de May

Confrontos com a polícia marcaram os protestos no bairro de Sants de Barcelona, pela terceira noite consecutiva. Os manifestantes protestam contra a demolição do centro social Can Vies, decidida na passada segunda-feira pela Câmara. Novos protestos estão convocados para os próximos dias, não só em Barcelona, mas também noutras cidades do Estado espanhol.

Artigo | 29 de May

Em Espanha, as eleições para o Parlamento Europeu converteram-se num primeiro teste à evolução da situação política e social espanhola desde que o PP governa. O dado mais relevante é o anúncio do princípio do fim do bipartidarismo, como está a ser reconhecido na quase totalidade dos meios de comunicação. Por Jaime Pastor

Artigo | 28 de May

Svoboda e Setor de Direita tiveram, juntos, menos de 2% nas eleições presidenciais de domingo passado, ganhas pelo milionário Petro Poroshenko, o “Rei do Chocolate”.

Artigo | 28 de May

Protesto evocava a repressão e massacre de milhares de angolanos em 27 de maio de 1977 e também o desaparecimento, há 2 anos, de Alves Kamulingue e Isaías Cassule. Historiador publica artigo em que afirma que José Eduardo dos Santos se deita e se levanta todos os dias com “uma espécie de elefante”.

Artigo | 28 de May

População de um bairro da Cidade do México enfrenta a polícia para impedir uma obra que pretendia ampliar o sistema de abastecimento de água destinado a beneficiar um centro comercial.

Artigo | 27 de May

A Organização Internacional do Trabalho publicou o relatório "O Mundo do Trabalho 2014", onde analisa o desempenho de 140 países em desenvolvimento. Sobre Portugal, diz que a recuperação do emprego nos próximos anos será insuficiente para absorver a alta taxa de desemprego.

Artigo | 27 de May

As Nações Unidas enfrentam um novo problema: a privação de água como arma de guerra em zonas de conflito. Os últimos casos estão na África e no Oriente Médio: Botswana, Egito, Iraque e Israel, que corta o serviço para os territórios palestinos que ocupa. Artigo de Thalif Deen, no IPS.

Artigo | 26 de May

Caças do governo de Kiev bombardeiam posições de independentistas que tomaram o aeroporto internacional de Donetsk, e há também combates em torno da estação de comboios. Petro Poroshenko, novo presidente ucraniano eleito com 54% dos votos, promete lutar por uma Ucrânia unificada.

Artigo | 26 de May

O resultado obtido pelo partido PODEMOS foi uma das grandes surpresas destas eleições europeias no Estado Espanhol. O Esquerda.net reproduz neste artigo uma entrevista, publicada pela revista Atlántica XXII a 21 de maio, a Teresa Rodríguez, professora da secundária, ativista da Maré Verde e militante da Izquierda Anticapitalista, e número dois da candidatura do PODEMOS.

Artigo | 26 de May

Narendra Modi pertence a partido cuja origem deriva de grupo nacionalista de ultradireita, admirador confesso de Hitler.

Artigo | 26 de May

O partido de ultra-direita liderado por Nigel Farage ficou em primeiro lugar com 27,50% dos votos, deslocando a oposição trabalhista para segundo lugar. Por Marcelo Justo, Carta Maior

Artigo | 26 de May

Alfredo Pérez Rubalcaba assume os “maus” resultados como sendo da sua responsabilidade e convocou um congresso extraordinário para julho. O PSOE elegeu 14 eurodeputados, perdendo 9 mandatos.

Artigo | 26 de May

Lista “Por uma outra Europa com Tsipras”, apoiada por partidos e cidadãos de esquerda, consegue ultrapassar clausula barreira dos 4 por cento e eleger três eurodeputados. Partido Democrático obtém resultado histórico e Forza Italia de Berlusconi é humilhado.

Artigo | 26 de May

No seu comunicado com mais de dez páginas, escrito com o seu habitual tom irónico, o ex-subcomandante Marcos afirma que, de acordo com a liderança do EZLN, decidiu-se que "Marcos deixa de existir hoje".