Artigo | 26 de June

Segundo a NASA, a temperatura global em maio de 2014 ficou 0,76ºC acima da média histórica para o mês, fazendo deste o maio mais quente desde 1880. 13 dos 14 anos com as maiores temperaturas médias aconteceram no século XXI. Se continuar na atual tendência, 2014 deve superar 2010 como o ano mais quente desde 1880. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 24 de June

Um painel de cientistas ligados à associação ambientalista IUCN analisou 800 estudos publicados sobre os efeitos dos pesticidas em várias espécies, como as abelhas e as borboletas, concluindo que há provas suficientes para impedir a sua utilização.

Artigo | 20 de June

Mais de 800 espécies foram adicionadas à Lista Vermelha da IUCN. 22.103 espécies estão ameaçadas de extinção; o mascote da Copa do Mundo, o tatu-bola, aparece como vulnerável. Por Fernanda B. Müller do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 19 de June

A agricultura perdeu a hegemonia sobre o espaço: por um lado a área cultivada contraiu-se, por outro, a agricultura já não desenha as sociabilidades e economias do espaço rural. Levantam-se hoje novas utilidades, ambições e especulações sobre a utilização do território rural que ultrapassam largamente o domínio da agricultura. Artigo de Ricardo Vicente, publicado no Monde Diplomatique.

Artigo | 17 de June

"Parece altamente improvável que estejamos sozinhos", dizem os pesquisadores, para logo em seguida ressaltar que "estamos provavelmente tão longe de vida no nosso nível de complexidade que um encontro com essas formas alienígenas parece ser improvável no futuro próximo".

Artigo | 17 de June

Estudo aponta que os serviços ecossistémicos, que contribuem com um valor duas vezes maior do que o PIB global para o bem-estar humano, podem ter perdido o equivalente a 20 biliões de dólares (perto de 15 biliões de euros) nos últimos anos. Artigo de Fernanda B. Müller, Instituto Carbono Brasil.

Artigo | 10 de June

A Plataforma Salvar o Tua entregou, ao governo e à Unesco, relatórios detalhados denunciando as infrações cometidas pela EDP e a negligência das autoridades nacionais no projeto da barragem de Foz Tua.

Artigo | 9 de June

Seis meses depois da amnistia parlamentar aos 30 ativistas da Greenpeace presos durante um protesto pacífico numa plataforma da Gazprom, a Rússia comunicou à organização que já pode trazer o seu quebra-gelo de volta a casa. Artigo de Ben Ayliffe, da Greenpeace.

Artigo | 7 de June

As estimativas de extração de petróleo das formações de xisto de Monterey foram reduzidas em 96%. "O risco ambiental do fracking perdura, mas sem nenhuma possibilidade de ganho económico pelo Estado da Califórnia", advertem os ambientalistas. Por Mike Ludwig, do Truthout

Artigo | 3 de June

Nova estimativa publicada na revista Science revela que, atualmente, cerca de 20 mil espécies correm o risco de desaparecer, e que índice de extinção aumentou drasticamente depois do surgimento do ser humano. Por Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil