No dia 30 de dezembro de 1922, foi fundada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que reunia sete repúblicas: Rússia, Transcaucásia, Ucrânia, Bielorrússia, Uzbequistão, Turquemenistão e Tajiquistão. Por António José André.
A sexta edição da revista política e de ideias do Bloco de Esquerda já está disponível online, com um dossiê dedicado ao novo partido espanhol. Gramsci, Cortázar e Göran Therborn são outras figuras em destaque.
Em Cavalo Dinheiro, Pedro Costa parece querer fechar o ciclo etnoficcional dedicado a uma comunidade de imigrantes de Cabo Verde em Portugal e ao processo de desterritorialização provocado pela demolição do bairro das Fontainhas.
Observador atento da evolução do seu país, Pepetela tem retratado as contradições da sociedade angolana e, num dos seus livros, “Predadores”, apresenta-nos um personagem da burguesia ascendente: Vladimiro Caposso. Por Francisco Louçã.
No dia 22 de dezembro de 2002, faleceu Joe Strummer, co-fundador, vocalista, letrista e guitarrista dos Clash, mas também conhecido pela sua lutas antirracista, antifascista e anticapitalista. Por António José André.
A Escola da Noite apresenta em estreia mundial a peça “Da sensação de elasticidade quando se marcha sobre cadáveres”, de Matéi Visniec. O espetáculo estará em cena de 18 a 21 de dezembro no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.
Interstellar não é unicamente um passeio no cosmos e um filme-catástrofe: é uma narrativa sobre a fronteira da ciência quando a Terra se esgota. E essa fronteira é misteriosa.
Por hegemonia entende-se a direção política e intelectual de uma ou várias classes. A forma como Gramsci utiliza o conceito implica uma orientação para a conquista do consenso, ainda antes de uma tomada de poder, e implica uma política de alianças. Artigo de Carlos Carujo, publicado na Revista Vírus nº6.