You are here

Pesquisar

Artigo | 27 de December

Em Cavalo Dinheiro, Pedro Costa parece querer fechar o ciclo etnoficcional dedicado a uma comunidade de imigrantes de Cabo Verde em Portugal e ao processo de desterritorialização provocado pela demolição do bairro das Fontainhas.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de December

Segundo o filósofo José Gil, a atrofia do indivíduo efetivada através da política austeritária de ataque constante às condições de bem-estar social, resulta no surgimento de um ego artificialmente sobrevalorizado e ensimesmado, sem correspondência real e socialmente aferida.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de November

A censura praticada pelo diretor do ICS foi justificada pelo “mau gosto e uma ofensa a instituições e pessoas que eu não podia tolerar”... Na verdade, qualquer decisão alimentada por preferências estéticas individuais aplicadas ao espaço público resulta quase sempre em aberração autoritária.

Artigo | 23 de October

Desde o Maio de 1968 aos movimentos Occupy, têm sido múltiplos os contextos e as reivindicações com um longo e multifacetado percurso teórico, crítico e empírico, e que são hoje uma fonte vital de experiência e conhecimento. Por Rui Matoso

Artigos Opinião Esquerda | 18 de June

A urgência de reivindicarmos e contribuirmos para a construção coletiva de “políticas culturais transformadoras” coloca-se desde sempre, designadamente desde que vivemos num regime político democrático.

Artigos Opinião Esquerda | 22 de May

Já não restam quaisquer dúvidas, se ainda existissem, da farsa em que consiste a crise austeritária europeia, nem das suas consequências trágicas para os povos europeus, em especial para os países do sul onde nos incluímos.

Artigos Opinião Esquerda | 26 de April

Dois factos foram nestas últimas semanas tornados bastante evidentes: o do aumento das desigualdades de rendimentos, e o triunfo global dos oligarcas. Apesar de não serem absolutamente novidade, quer uma quer outra são ambas péssimas notícias.

Artigo | 8 de February

Uma curta metragem de “alerta social” pelo cineasta David Rebordão, que declara “uma das razões que me fez criar este filme, foi o de constatar que os artistas portugueses estão muito virados para o seu umbigo”, em entrevista de Rui Matoso para esquerda.net.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de January

Estes anos de austeridade e desgoverno não serviram para repensar, reforçar e melhorar a nossa democracia, muito menos a sua vertente participativa, antes pelo contrário.