You are here

Pesquisar

Artigo | 5 de November

A tomada de consciência de que o Estado não representa os interesses da população, mas sim os interesses financeiros e empresariais entrelaçados, deu origem ao movimento dos Indignados. A maturidade desse movimento foi a causa do surgimento do Podemos.  

Artigo | 3 de October

Suponha você que recebe milhões de euros a juros abaixo de 1%, e compra títulos que lhe geram juros de 4 ou 6%, bastando apenas apertar um botão. Pois bem, acredite ou não, é isto que a banca privada tem estado a fazer.

Artigo | 29 de August

É importante sublinhar que esta terceira recessão, ao contrário das outras duas anteriores, se inicia e está focalizada nos países centrais da zona euro, Alemanha, França e Itália. As outras duas anteriores tinham-se centrado nos países periféricos, Grécia, Portugal, Espanha e Irlanda. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 21 de August

É importante limitar os salários tão exuberantes que recebem os banqueiros e grandes empresários em Espanha, salários que não guardam nenhuma relação com a sua produtividade.

Artigo | 24 de July

O aumento das desigualdades tem sido uma das principais causas das crises financeira e económica atuais. Para promover o crescimento, as políticas mais eficazes são a promoção do pleno emprego, o aumento de salários, a redução de impostos o estabelecimento de instituições públicas que garantam o crédito.

Artigo | 4 de June

Nunca antes, durante o período democrático, o Estado espanhol tinha perdido tanta legitimidade. Hoje, a rejeição da população às instituições democráticas e à classe política é generalizada. O famoso lema do movimento 15-M “Não nos representam” converteu-se num slogan generalizado.

Artigo | 1 de June

Hoje, uma das opções políticas, que canalizam mais o descontentamento popular e, muito em particular, o da classe trabalhadora, é a da ultradireita, tal como estamos a ver em vários países. O caso da França é claro. Artigo de Vicenç Navarro.

Artigo | 19 de May

Um dos personagens mais patéticos, no cenário político europeu, é Olli Rehn, porta-voz máximo do neoliberalismo na CE: Reproduz, acriticamente, as suas receitas, que levaram a Espanha ao desastre e continua, hoje ainda, a insistir na necessidade das políticas de austeridade.

Artigo | 8 de May

Este artigo mostra que a principal causa do crescimento das desigualdades se deve à influência que o mundo do capital exerce sobre os Estados, maior que a que tem o mundo do trabalho, o que determina que os lucros do primeiro se realizem à custa dos salários dos segundos, com uma enorme concentração dos rendimentos do capital.

Artigo | 11 de April

Este artigo analisa algumas das causas mais importantes do enorme desemprego e baixo nível de emprego na UE. Publicado no diário digital Nova Tribuna.

Artigo | 29 de March

 A relação de poder entre as forças do capital, por um lado, e as forças do trabalho, por outro, é determinante na distribuição dos rendimentos de um país. A evidência de que isto é assim é esmagadora, contudo, o leitor raramente lê-lo-á nos maiores meios de informação.

Artigo | 13 de March

Não é por acaso que os países em que há mais super-ricos, são também aqueles em que há mais pobres e super-pobres. E o que ocorre em cada país, ocorre também a nível internacional. Por Vicenç Navarro.

Artigo | 4 de March

Este artigo assinala a transformação do cantor e músico Bob Dylan nos EUA, que passou de voz crítica do establishment norte americano e do seu chauvinismo a um dos seus porta-vozes.

Artigo | 30 de January

O nível técnico dos seus trabalhos é, em geral, e com notáveis exceções, de muito escassa qualidade e impermeáveis aos dados que mostrem o contrário do que defendem. Sem falar na incoerência entre o que o FMI impõe e o que faz na sua própria casa.

Artigo | 8 de January

Quatro estados dos Estados Unidos (Oregon, Washington, Vermont e Montana) aprovaram leis permitindo a morte assistida por pessoal médico.