Artigo | 1 de December

A CGTP exigiu nesta segunda-feira que o Governo cumpra de imediato a recomendação do Provedor de Justiça sobre os contratos de emprego-inserção (CEI e CEI+) e acabe com a “situação vergonhosa, ilegal e imoral”, de obrigar os desempregados a trabalhar por 84 euros mensais, “sob a ameaça da não atribuição ou cessação de prestações de desemprego ou rendimento social de inserção”.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de December

Na passada sexta-feira “celebrou-se” o Black Friday, a “festa” por excelência do consumo e dos preços baixos. O consumismo desenfreado parece não ter limites. E os grandes centros comerciais são os seus principais promotores.

Artigo | 1 de December

A falta de recursos e de financiamento resultou na suspensão das senhas de alimentação que o PMA (Programa Mundial de Alimentos) da ONU (Organização das Nações Unidas) oferecia a mais de 1,7 milhões de sírios refugiados. O PMA precisa de 64 milhões de dólares para auxiliar vítimas deslocadas do conflito que se arrasta há mais de três anos.

Artigo | 1 de December

Um relatório da Ordem dos Advogados de Darwin, Austrália, refere que a expulsão dos juízes estrangeiros de Timor-Leste pode estar relacionada com investigações a casos de corrupção que envolvem membros do Governo de Díli.

Artigo | 1 de December

Por hegemonia entende-se a direção política e intelectual de uma ou várias classes. A forma como Gramsci utiliza o conceito implica uma orientação para a conquista do consenso, ainda antes de uma tomada de poder, e implica uma política de alianças. Artigo de Carlos Carujo, publicado na Revista Vírus nº6.

Artigo | 1 de December

No dia 30 de novembro de 1953, faleceu Francis-Marie Martinez Picabia: pintor e poeta vanguardista. Por António José André.

Artigo | 1 de December

O discurso do líder do Podemos aos militantes bloquistas será analisado no dia 9 de dezembro num seminário de investigadores das ciências sociais em Lisboa.

Artigo | 1 de December

O Conselho Geral Independente da televisão pública chumbou o plano estratégico da RTP por considerar que a administração violou o princípio de lealdade com o órgão por não ter informado sobre os direitos da Liga de Campeões.

Artigo | 1 de December

A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis entregam esta segunda-feira a todos os grupos parlamentares um conto de Filomena Marona Beja que espelha a “realidade” atual sobre a emigração e a precariedade laboral.

Artigos dossier | 1 de December

Gastamos em tratamentos (medicamentos, análises, pessoal técnico de saúde, etc.) mais de 300 milhões de euros por ano e alocamos menos de 5 milhões na área da prevenção. Tal como noutras situações, continuamos a reagir em vez de prevenir. Artigo de Luis Mendão, Daniel Simões e Rosa Freitas

Artigos Opinião Esquerda | 1 de December

Segundo o filósofo José Gil, a atrofia do indivíduo efetivada através da política austeritária de ataque constante às condições de bem-estar social, resulta no surgimento de um ego artificialmente sobrevalorizado e ensimesmado, sem correspondência real e socialmente aferida.