Artigo | 27 de November

Quatro meses após o colapso do Grupo Espírito Santo, o Ministério Público anunciou ter feito 41 buscas esta quinta-feira a várias pessoas e entidades. Passos Coelho já admite recapitalizar a Caixa se o buraco do BES for muito grande.

Artigo | 27 de November

O Bloco de Esquerda quer explicações do Governo sobre a ação da PSP durante o violento despejo e demolição de duas casas num bairro da Amadora.

Artigo | 27 de November

O comité intergovernamental da Unesco aprovou nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2014, em Paris, que o cante alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Artigo | 27 de November

A greve geral é contra as políticas de austeridade do governo de Antonis Samaras e as mais recentes exigências da troika: mais 5.500 despedimentos de funcionários públicos; liberalização completa dos despedimentos coletivos e restrições ao direito de greve.

Event | 27 de November

Conferência “VIH e os Afetos”
Organização: Ser+ e M.A.I.S. Ver programa/convite.
Lisboa, Sala do Senado - Assembleia da República, 9h.

Sessão Pública: “Thomas Piketty: Uma revolução fiscal?”
Com Francisco Louçã. Comentário: Gonçalo Pessa. Iniciativa enquadrada no Seminário Permanente de Filosofia e Direito da Sociedade Portuguesa de Filosofia.
Lisboa, sede da Associação Portuguesa de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social na Rua Prof. Mark Athias, 11, 2º C (Telheiras), 21h15.

Artigo | 27 de November

Sou português sem nada a perder. Sou português com tudo para ganhar e não quero partir por obrigação porque não tenho como ficar. Por Guilherme Costa

Audio | 27 de November

Sérgio Godinho ― Liberdade, 2014.
Melech Mechaya ― Gente estranha, 2014.
Anar Band ― Anar Band, 1977.
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) ― Viagens na minha terra, 1953.
Joana Espadinha ― Avesso, 2014.

Edição nº 195, de 27 de novembro de 2014

Artigo | 27 de November

O livro “Deadly medicines and organised crime”, escrito por um reconhecido professor dinamarquês, Peter C. Gøtzsche, apresenta uma longa e bem documentada acusação contra a indústria farmacêutica (Big Pharma) por fraude, corrupção, lucros ultra exagerados e distribuição de medicamentos mortais. Por Michael Voss

Artigo | 27 de November

Segundo a Provedoria de Justiça, na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) existem 45 pessoas em contratos emprego-inserção (CEI e CEI+), os contratos que são autêntico trabalho escravo que o governo PSD/CDS-PP fomenta. O Provedor considera que os CEI são uma “nova forma de precariedade laboral”. O Bloco de Esquerda propõe o fim dos contratos CEI e CEI+.

Vídeo Esquerda | 27 de November

Marisa Marias aplaude a proposta de Federica Mogherini para a Palestina, mas sublinha que “o reconhecimento de um Estado implica outros elementos”, nomeadamente não reconhecer de facto os territórios ocupados, a autodeterminação da Palestina e “que não se vendam armas ao Estado opressor”.

Artigos Opinião Esquerda | 27 de November

A cidade de Ferguson no Missouri (EUA) está a ferro e fogo desde que na passada segunda-feira se conheceu a decisão de não acusar o polícia que em agosto disparou seis tiros e matou Michael Brown, um jovem adolescente negro.