Artigo | 19 de November

Acusando o Governo de querer despedir 700 pessoas, a coordenadora nacional do Bloco, Catarina Martins, apelou ao "levantamento" dos portugueses para impedirem o "desastre" que seria a privatização da Segurança Social. Trabalhadores realizam greve de 24 horas a 4 de dezembro.

Artigo | 19 de November

O ISA publicou um anúncio sobre a abertura de um concurso para atribuição de uma Bolsa de Técnico de Investigação Experiência, com a duração inicial de 12 meses. Aos candidatos é pedida experiência “comprovada em trabalhos de pedreiro/estucador”. A denúncia partiu da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis (ACP-PI).

Artigo | 19 de November

Ainda que todas as bancadas tenham sido desafiadas a fazê-lo, apenas o Bloco deu corpo à proposta da Associação República e Laicidade (ARL). Defendendo a secularidade do Estado, a ARL lembra que "o fim destes benefícios fiscais significaria um acréscimo na receita do Estado que poderia ultrapassar os cem milhões de euros".

Artigo | 19 de November

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou esta quarta-feira a data da realização da PACC. Docentes defendem que esta prova "absurda", que não passa de uma "obsessão" do governo, não contribui para melhorar o sistema educativo e preparam novas ações de protesto. Fenprof pondera avançar para greve geral.

Artigo | 19 de November

Os bloquistas defendem que o processo designado de requalificação é uma “falsidade” e acusam o Governo PSD/CDS-PP de “fundamentalismo privatizador”. O Bloco de Braga marcará presença esta quarta-feira na manifestação em formato de cordão humano junto à sede do Centro Distrital da Segurança Social a partir das 16h30.

Artigo | 19 de November

A 8 de novembro foi apresentado em França o livro "Portugal 1974-2014, de la révolution à l'effondrement du modèle néo-libéral" ("Portugal 1974-2014, da revolução ao colapso do modelo neo-liberal") de vários autores, entre os quais Cristina Semblano.

Artigo | 19 de November

Tal como vinha a ser reivindicado pelo Bloco e pelo PCP, o vice primeiro-ministro será confrontado esta quinta-feira com a sua responsabilidade política na criação desta “via verde para a negociata e para a corrupção". Cinco dos 11 arguidos no processo de corrupção vão ficar em prisão preventiva. Manuel Jarmela Palos, diretor nacional do SEF, já apresentou a sua demissão.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de November

A corrupção tem que ser denunciada como um instrumento nuclear da acumulação capitalista, da extorção sem peias feita ao mundo do trabalho.

Artigo | 19 de November

Durante uma iniciativa organizada pelo Círculo PODEMOS-Lisboa e a Associação MOB, o porta-voz do partido espanhol para as questões económicas, Nacho Alvarez, defendeu uma auditoria cidadã à dívida e o fim da austeridade. Sexta-feira, dia 21, o secretário-geral do Podemos, Pablo Iglesias, participará numa sessão internacionalista promovida pelo Bloco e pelo GUE/NGL.

Artigo | 19 de November

O Observatório sobre as Crises e Alternativas conclui que os objetivos da consolidação orçamental falharam, a recessão aprofundou-se e a despesa pública aumentou. Por outro lado, a proteção social tornou-se menos acessível e de pior qualidade.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de November

A PAC tem um historial desfavorável às agriculturas do sul da Europa. Apesar desta desadequação crónica existe margem de manobra para os países do sul concretizarem algumas adaptações e minimizarem as consequências negativas.