You are here

Pesquisar

Artigo | 14 de November

O Conselho Científico do Instituto de Ciências Sociais decidiu pôr em circulação a revista que o seu diretor tinha mandado destruir, por causa do ensaio visual “A Luta Voltou ao Muro”.

Artigo | 14 de November

A queda do muro de Berlim foi apresentada como a vitória do povo sobre a tirania. Mas por detrás desta cortina superficial, longe do olhar do público, desenrolava-se outra história. E, hoje a desigualdade e a crise são traços permanentes da economia capitalista mundial. Por Alejandro Nadal.

Artigo | 14 de November

Trabalhadoras e trabalhadores da segurança social do distrito de Setúbal manifestaram-se nesta sexta-feira contra a passagem de 89 trabalhadores para a requalificação. Mariana Aiveca esteve presente e denunciou que o governo quer fazer “ 12.000 despedimentos, 700 na segurança social, 89 aqui em Setúbal”.

Artigo | 14 de November

Pedro Filipe Soares apresentou nesta sexta-feira as propostas do Bloco de Esquerda de alteração ao Orçamento do Estado para 2015 (OE 2015). Entre as prioridades estão a criação de um programa de combate à pobreza infantil, o aumentos das pensões mínimas, a eliminação da sobretaxa de IRS, o congelamento do IMI e o fim dos contratos emprego inserção (CEI).

Artigo | 14 de November

Demitiu-se Albertina Gonçalves, secretária-geral do ministério do Ambiente e sócia do ministro da Administração Interna, Miguel Macedo. Albertina Gonçalves é arguida no processo dos vistos. O Bloco de Esquerda propõe a eliminação dos vistos gold, para “cortar o mal pela raiz”.

Vídeo Esquerda | 14 de November

Em entrevista ao esquerda.net, publicada no Dia Mundial da Diabetes, José Manuel Boavida, diretor do programa nacional para a diabetes, afirma que “a diabetes é uma desadaptação do ser humano à sociedade que criámos” e aponta que a alimentação é uma “questão fundamental”.

Artigo | 14 de November

Catarina Martins afirma que o escândalo dos vistos gold prova que “eram uma porta para as negociatas mais perigosas e opacas” e sublinha que “não precisamos de negociatas imobiliárias opacas que não criam um único posto de trabalho e servem para dar vistos a alguns milionários, cujas fortunas ninguém sabe muito bem qual é a origem”.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de November

As eleições nos Estados Unidos dependem mais do dinheiro do que de qualquer outra coisa. No entanto, a história não é feita de dinheiro mas de movimentos. E o movimento pelo aumento do salário mínimo impôs-se, mesmo em alguns dos estados mais conservadores.

Artigo | 14 de November

“Nenhuma privatização aconteceu em tão pior tempo e com tão pior desculpa” acusou a coordenadora do Bloco de Esquerda, referindo-se à decisão do conselho de ministros desta quinta-feira de privatizar até 66% do capital da transportadora aérea portuguesa.

Blogosfera | 14 de November

 

A agenda para a década de António Costa arrisca-se a colocar mais uma década perdida na agenda. Por que é que sou tão pessimista?
Em primeiro lugar, pelas palavras que não estão lá: renegociação e reestruturação da dívida, respectivamente como processo e como resultado da iniciativa corajosa de um governo que defenda os que por aqui vivem. (…)
Em segundo lugar, porque no fundo o documento revela como o PS continua dominado por um social-liberalismo que teve na fracassada agenda de Lisboa uma das suas expressões. (…)
Postado por João Rodrigues em Ladrões de Bicicletas

 

Artigo | 14 de November

A paralisação registou uma adesão de 78,6%, durante o turno da noite. Enfermeiras e enfermeiros fazem greve nacional nesta sexta-feira, 14 de novembro, em protesto contra os cortes salariais nas horas extraordinárias, exigindo a progressão na carreira e a reposição das 35 horas de trabalho semanais.

Artigo | 14 de November

O partido espanhol “Podemos”, o Syriza da Grécia e o Sinn Féin da Irlanda estarão presentes numa sessão internacionalista promovida pelo Bloco de Esquerda no próximo dia 21 de Novembro, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, a partir das 21 horas. Catarina Martins e Marisa Matias estarão no próximo sábado no Congresso fundador do “Podemos” em Madrid.

Artigo | 14 de November

Em entrevista ao esquerda.net, José Manuel Boavida, diretor do programa nacional para a diabetes, salienta o papel da cidadania, destacando que em Portugal fundou-se a primeira associação de diabéticos do mundo, e aponta que a alimentação é uma “questão fundamental” e “está nas mãos de 4 ou 5 multinacionais”, “que modificam muitos dos nossos comportamentos”.