Event | 5 de November

Marcha Nacional da CGTP em Lisboa
A marcha tem início pelas 6h30, na zona do Parque das Nações, avança até à baixa lisboeta (Terreiro do Paço às 10h) e depois em direção ao Parlamento. Mais informações.

Pintura de mural: Chega de violência machista! Pelo fim das violências contra as mulheres
Organização: Rede 8 de Março com o apoio da Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da Camara Municipal de Lisboa. Ver evento no facebook.
Lisboa, Avenida das Forças Armadas -
frente à Cantina Nova/entrada lateral do ISCTE, 9h.

Colóquio "Violências contra as mulheres: diálogos entre múltiplas opressões"
Ver evento no facebook.
Coimbra, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Sala Keynes, entre as 10h e as 17h.

Concentração Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Núcleo da UMAR Coimbra. Ver evento no facebook.
Coimbra, Pç 8 de maio, 16h.

Marcha pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
Organização: UMAR em parceria com a APF-Associação para o Planeamento da Família e a Casa do Brasil de Lisboa. Ver evento no facebook.
Lisboa, do Caís do Sodré em direção à Rua Augusta, 18h30.

Debate: TTIP - O que estão a negociar em segredo? Conversa sobre a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento
Organizado pela Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Com Carla Graça – Quercus, Conceição Alpiarça - Plataforma Não ao TTIP, Luís Bernardo - Conselho Editorial Le Monde Diplomatique - ed. Portuguesa e Sara Simões - Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB – Rua dos Anjos 12F, 21h30.

Event | 5 de November

“Revoluções” - 11ª edição do ciclo de Fotografia e Cinema Documental
Organização: Departamento de Artes da Imagem da ESMAE . Mais informações.
Porto, Biblioteca Municipal Almeida Garrett; Boticas, Centro de Artes Nadir Afonso e Auditório Municipal.

Debate: Resgatar a PT, uma emergência
Organização: Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mais informações.
Lisboa, Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13E), 18h.

Artigo | 5 de November

Um relatório do Comité para a Proteção de Jornalistas indica que nos últimos dez anos foram assassinados 370 jornalistas devido às suas investigações. O ritmo tem aumentado e em 90% dos casos os assassinos ficaram impunes.

Artigo | 5 de November

A tomada de consciência de que o Estado não representa os interesses da população, mas sim os interesses financeiros e empresariais entrelaçados, deu origem ao movimento dos Indignados. A maturidade desse movimento foi a causa do surgimento do Podemos.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de November

Uma das razões fundamentais para a forma como os mercados e o eixo alemão olham para Portugal, um mero peão na estratégia para inverter a ideia de uma Europa inclusiva, é o facto de professarmos acanhadamente, desde o 25 de Abril, a alternância entre dois grandes partidos e um partido muleta.

Artigo | 5 de November

A proposta do Bloco para referendar a instalação de uma central de incineração na ilha de São Miguel foi chumbada pelos dois maiores partidos. “PS e PSD têm medo da decisão da população sobre a incineração”, declarou o deputado municipal bloquista Luís Carlos Brum.

Artigo | 5 de November

A primeira avaliação da troika após o termo do memorando condena o aumento do salário mínimo e diz que as metas do Governo para o crescimento, o défice e a dívida são otimistas. O FMI contraria as previsões do Governo para o crescimento da economia.

Artigo | 5 de November

Uma delegação do Bloco de Esquerda reuniu com a CGTP e encontrou "grande consonância na análise da proposta do Orçamento de Estado". Pedro Filipe Soares admite que o destino do OE2015 pode passar de novo pelo chumbo do Tribunal Constitucional.

Artigo | 5 de November

Os eleitores norte-americanos foram às urnas e pela primeira vez desde 2006 entregaram a maioria do Senado ao Partido Republicano. Nos referendos do Alasca, Oregon e Washington D.C, ganhou a legalização da canábis. E em quatro estados que deram a vitória aos republicanos, foi aprovado o aumento do salário mínimo.

Artigo | 5 de November

Nesta entrevista dada a seguir à reeleição de Dilma Rousseff, o geógrafo britânico fala da polarização social no contexto de crise económica global e desafia a presidente do Brasil a dar prioridade à qualidade de vida nas cidades, em vez de se concentrar em megaprojetos.

Vídeo Esquerda | 5 de November

O esquerda.net entrevistou António Brandão Moniz, professor na Universidade Nova de Lisboa e no KIT - Instituto de Tecnologia de Karlsruhe na Alemanha, que esteve presente no VII Encontro Nacional do Trabalho do Bloco.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de November

A censura praticada pelo diretor do ICS foi justificada pelo “mau gosto e uma ofensa a instituições e pessoas que eu não podia tolerar”... Na verdade, qualquer decisão alimentada por preferências estéticas individuais aplicadas ao espaço público resulta quase sempre em aberração autoritária.

Artigo | 5 de November

O Governo quer mandar para a inatividade 697 trabalhadores ao serviço da Segurança Social. Os sindicatos lembram a “gritante” falta de trabalhadores neste serviço público e prometem lutar contra a decisão.