Artigos Opinião Esquerda | 23 de July

Quando se vivem crises económicas como a que o país atualmente vive e quando a miséria e o desespero se instalam para tantos de forma perene, parece existir uma tendência - que se assume quase como natural - para hierarquizar a importância das coisas. E das causas.

Artigo | 23 de July

Os números divulgados esta quarta feira pela Direção Geral do Orçamento apontam para um aumento de 149 milhões do défice das administrações públicas. Só com a baixa do IRC para os grandes grupos económicos e o pagamento adicional de juros da dívida pública “temos um valor superior a um submarino que, em meio ano, saiu do bolso de todos nós", referiu o líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares.

Artigo | 23 de July

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco repudia, em comunicado, a intenção do governo PSD/CDS de introduzir portagens no IP3. Segundo o Bloco “tal projeto significaria a negação de um direito fundamental, como é o direito de livre circulação de pessoas” e “iria dar um golpe profundo num dos sectores mais promissores do distrito: o turismo”.

Artigo | 23 de July

A sentença do Supremo Tribunal dos EUA favorece os fundos abutre em detrimento dos interesses do povo argentino. A ser aplicado, o veredito pode fazer ressurgir a crise da dívida, com todas as suas implicações para a economia e sociedade argentinas.

Artigo | 23 de July

O processo em causa ditará, segundo avança o Bloco, não só o “encerramento de diversos centros de investigação como o fim da investigação nalgumas áreas do saber”. A iniciativa terá lugar amanhã, quinta-feira, às 11h no Centro de Acolhimento ao Cidadão da Assembleia da República. Associação de Combate à Precariedade alerta que o “contrato entre FCT e ESF esconde critérios da segunda fase de avaliação”.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de July

Deixando o palavreado neoliberal sobre empreendedorismo e crescimento sustentável de lado, podemos colocar a questão: será que vem algo de bom desta reforma?

Artigo | 23 de July

Segundo avança a ONU, 80% das vítimas em Gaza são civis. Israel bombardeia habitações, mesquitas, hospitais. Esta terça feira, o alvo dos seus ataques foi uma escola da ONU. O Comité de Solidariedade com a Palestina e o Grupo Acção Palestina apelam “a que os deputados portugueses se manifestem contra o massacre da população civil palestiniana e a ocupação da Palestina” e apoiem as condições da trégua propostas pelo Hamas.

Artigo | 23 de July

Num cenário de racismo lato e assumido, de uma nova legislação discriminatória contra a minoria palestiniana de Israel, e de um discurso político belicista formatado pela ideologia do choque das civilizações, o estado hebreu está a afundar-se no fascismo. Artigo de Michel Warschawski.

Artigo | 23 de July

Pela primeira vez, investigadores estabelecem ligações claras entre os efeitos sistémicos da imidacloprida, da família dos neonicotinóides, com a retração de populações de aves. Artigo de Fernanda B. Muller, Instituto CarbonoBrasil.