Artigos Opinião Esquerda | 18 de July

A omnipresença do bloco central na governação concreta de mais de três décadas torna ilusória uma linha de divisão da política portuguesa entre o PS e o PSD.

Artigo | 18 de July

O modelo neoliberal baseado na necessidade de manter salários competitivos continua a ser a espinha dorsal das diretrizes da política económica nos BRICS. Os resultados da cimeira do grupo no Brasil não devem enganar. A globalização neoliberal não será desafiada por um grupo de líderes de países nos quais o neoliberalismo se mantém triunfante. Artigo de Alejandro Nadal, publicado em La Jornada.

Artigo | 18 de July

O Bloco fez aprovar esta sexta feira, na Comissão Parlamentar de Educação, o requerimento potestativo com caráter de muita urgência para a audição do ministro da Educação sobre a realização da prova de avaliação dos professores contratados, que terá lugar na próxima terça feira. O deputado Luís Fazenda acusou o governo de impor uma prova que é “humilhante e injusta” para os profissionais, e de o fazer “à socapa e por vendeta”.

Vídeo Esquerda | 18 de July

No programa Conselho Superior da Antena 1, Marisa Matias afirma que a melhor medida para aumentar a natalidade é garantir contratos de trabalho com direitos e um Estado de bem-estar que não pode ser posto em causa. O contrário da política do governo.

Artigo | 18 de July

Providência Cautelar, na forma de ação popular, foi entregue no Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa e visa anular a alínea do despacho que dispôs a permanência dos cortes remuneratórios aos trabalhadores a recibos verdes para o Estado.

Artigo | 18 de July

Troca de acusações entre o governo ucraniano e os independentistas do Donetsk sobre quem foi responsável pelo derrube do avião que levava 298 pessoas a bordo. Crise leva a reuniões da ONU e da OSCE.

Artigo | 18 de July

Autor de obra literária e poética, fundador de diversos jornais e editoras, as perseguições da Pide forçaram-no ao exílio no Brasil, de onde voltou depois do 25 de Abril para se dedicar ao movimento cooperativo. Escreveu, entre outros livros, "Mata Cães" (1986), "Querença" (1996). "Maresia" (1998) e "Lianor" (2000).

Artigo | 18 de July

São várias as formas como o maior banco privado português construiu a sua rede de influência entre os governantes, como diferentes são os sinais de retribuição de cada um dos 25 Ministros e Secretários de Estado que se cruzaram com os destinos do BES. Dezasseis dos 19 governos constitucionais tiveram quadros vindos, ou que transitaram, para o BES.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de July

Sobre a crise no Grupo Espírito Santo, tem-se apontado muito o dedo à inércia das entidades supervisoras. O dedo que me interessa apontar aqui a estas entidades não é à dona Inércia no Banco de Portugal, mas à extrema actividade, diria mesmo activismo, destas instituições.

Artigo | 18 de July

Cientistas reunidos na sede da NASA preveem que nos próximos 20 anos será possível descobrir que não estamos sós no Universo. Novo telescópio espacial será lançado em 2018.

Artigo | 18 de July

Depois de uma barragem de tiros de artilharia e de bombardeios aéreos, testemunhas viram tanques do Exército israelita a atravessar a fronteira norte do território.